14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Temer sanciona com vetos projeto que estipula como agentes públicos devem interpretar normas

2018-04-26 12:01:00

O presidente Michel Temer sancionou com vetos nesta quarta-feira (25) o projeto que disciplina como agentes públicos devem interpretar normas legais.

Aprovado pelo Congresso Nacional, o projeto modifica a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. A sanção com os vetos será publicada na edição desta quinta (26) do “Diário Oficial da União”.

Em debate nesta segunda-feira no Tribunal de Contas da União (TCU), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, fez um apelo a Temer para que vetasse integralmente a proposta. O Ministério Público Federal já tinha feito esse pedido havia uma semana. Para Raquel Dodge, a proposta traz “retrocesso” e favorece a impunidade.

No mesmo debate, o presidente da Escola Nacional de Administração Pública, Francisco Gaetani, defendeu a sanção do projeto por Temer. Ele avalia que a proposta é positiva porque, segundo afirmou, dará mais segurança para a tomada de decisões pelos gestores públicos.

O presidente vetou todo o artigo 25 do projeto, de autoria do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). O artigo previa que ato ou o contrato fosse validado pelo Poder Judiciário. Essa validação, no caso de projetos do governo federal, cabe ao TCU.

Segundo o blog apurou, Temer vetou parte do artigo 28, que foi criticado por ministros do TCU. O artigo prevê que o agente público responderá pessoalmente por suas decisões ou opiniões técnicas em caso de dolo ou erro grosseiro. Isso foi mantido pelo presidente.

No artigo em questão, Temer vetou, por exemplo, parágrafo que dizia que “não se considera erro grosseiro a decisão ou opinião baseada em jurisprudência ou doutrina, ainda que não pacificadas, em orientação geral ou, ainda, em interpretação razoável, mesmo que não venha a ser posteriormente aceita por órgãos de controle ou judiciais”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete