26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Estudo revela que prefeituras têm adotado Refis para incrementar receita

2018-04-14 17:02:00

O Refis (Programa de Recuperação Fiscal) é uma estratégia adotada pelos governos federal, estaduais e municipais para melhorar arrecadação, para honrar compromissos financeiros e para manter a gestão equilibrada. Uma pesquisa da CNM (Confederação Nacional de Municípios) sobre o Refis dívida, divulgada nesta sexta-feira (13), mostra como foi esse fenômeno nas prefeituras em 2017. Pelos dados, mais de 50% dos gestores entrevistados recorreram a essa política.

A pesquisa levantou informações de 1.961 administrações municipais, o que representa mais de 35% dos 5.568 munícipios brasileiros. Do total, 1.026 mil afirmaram ter promovido refinanciamento de dívidas. Desses, 88,6% já haviam regulamentado a medida com aprovação de lei pela Câmara de Vereadores. Apenas cem Munícipios não estavam com a lei em vigor. Deles 47% estavam elaborando a legislação, 37% aguardando aprovação do legislativo e 9% estava para ser sancionado.

No geral, os prefeitos proveram renegociação com os devedores do fisco – no final do ano – para incentivar a quitação de débitos, para compensar redução na arrecadação e para evitar responsabilização do gestor por deixar de cobrar dívidas atrasadas. O valor das receitas estocadas é superior a R$ 110 milhões, segundo mostra a pesquisa. Dados da Finbra (Finanças do Brasil), disponibilizados pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional), apontam crescimento médio de 63% no estoque da dívida ativa dos Munícipios, entre 2013 e 2016.

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o ISS (Imposto Sobre Serviços) são os tributos que mais estocam a dívida ativa, conforme a pesquisa em um total de 1.372 (83,6%) municípios o IPTU é o tributo mais inscrito em dívida, enquanto que em 123 (7,5%) das cidades é o ISS.

Segundo o estudo, débitos com naturezas diferentes estão incluídos nos Refis, dentre eles: ITBI (Imposto para transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos), taxas, multas e contribuições de melhoria. Dos municípios pesquisados, 1.642 afirmaram possuir receita estocada e 257 sinalizaram eficiência de arrecadação com a execução de políticas de incentivo.

Dos municípios contatados pela Confederação, 46,9% não adotaram o refinanciamento de dívidas, mas utilizaram outras medidas para obter novos recursos. No caso da cobrança da dívida ativa, as alternativas variam entre Refis, Execução fiscal, Protesto da CDA (Certidão de Dívida Ativa), Inscrição dos inadimplentes em serviços de proteção ao crédito (SERASA E SPC) e conciliações extrajudiciais. Dessas, as mais adotadas são: execução fiscal e Refis, sendo que muitos adotam mais de uma medida.

Como a pesquisa foi promovida no fim do ano passado, ela mostrou outras alternativas adotadas pelos gestores para equilibrar as contas e para finalizar o exercício financeiro, por conta da crise. Crise essa mostrada de forma tão intensa na campanha "Não Deixem os Municípios Afundarem", que reuniu mais de 2,5 mil municipalistas em Brasília no final do ano passado. Redução de horas extras e mecanismos para impulsionar a arrecadação própria foram as medidas mais adotadas, conforme indicaram os entrevistados.

O estudo mostrou ainda uma tendência entre os gestores municipais de promoverem novas medidas para incrementar os cofres municipais e uma grande preocupação com o cumprimento das obrigações e das responsabilidades. “A busca por alternativas que desafoguem os limites já esfolados da LRF (Lei 101/2000, de Responsabilidade Fiscal), em função da queda de arrecadação, foi a saída parcial encontrada pelos municípios em 2017, com destaque para o Refis da dívida, a execução fiscal, o fortalecimento dos mecanismos de arrecadação das receitas próprias e a redução de horas extras”, destaca a pesquisa da CNM.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete