30.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Aprova multa para falta de advertência sobre riscos em bebidas alcoólicas

2017-10-13 20:01:00

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou proposta que pune com multa a falta de advertência, nas embalagens de bebidas alcoólicas e nas propagandas nos locais de venda, sobre os possíveis malefícios desses produtos. A regra não se aplica aos produtos destinados à exportação.

O texto altera a Lei 9.294/96, que estabelece restrições ao uso e à propaganda de cigarros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas. No caso de bebidas alcoólicas, a lei vigente prevê a inserção nas embalagens da mensagem “Evite o consumo excessivo de álcool”, mas não a multa no caso de sua falta.

O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo deputado Celso Russomanno (PRB-SP) ao Projeto de Lei 365/15, do deputado Marco Antônio Cabral (PMDB-RJ). Originalmente a proposta torna obrigatória a inclusão de advertência nas embalagens e no material publicitário de bebidas com teor alcoólico superior a 30 graus Gay Lussac, ou seja, as bebidas com alto teor alcoólico, como cachaça, vodca e tequila.

O substitutivo, além de prever a multa, engloba todas as bebidas alcoólicas, que são aquelas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac. O teor alcoólico de uma bebida é calculado com base na porcentagem de álcool puro. Uma bebida com teor alcoólico 10%, por exemplo, tem 10% de álcool em seu volume. Essa mesma medida pode ser expressa em graus GL, com a mesma significação.

Ao apresentar o substitutivo, Celso Russomanno lembrou que a legislação brasileira já prevê advertências sobre os perigos do uso exagerado de bebida alcoólica, não fazendo sentido prever novos avisos. Para ele, mais importante é fazer valer a lei por meio da multa em caso de não cumprimento. “As normas não têm sido cumpridas como deveriam, carecendo de força coercitiva”, justificou o relator.

Tramitação

O projeto ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

O texto perdeu o caráter conclusivo ao ter recebido pareceres divergentes nas comissões técnicas. Antes de ter sido aprovado na Defesa do Consumidor, havia sido rejeitado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete