15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Uma a cada cinco casas conectadas do Brasil usa internet do vizinho

2017-09-06 14:02:00

Para alguns vizinhos, perguntar a senha do Wi-Fi é tão casual quanto pedir açúcar emprestado ou reclamar para que abaixe o volume da música alta.

Uma a cada cinco casas conectadas do Brasil usa internet do vizinho, mostra a TIC Domicílios 2016, uma pesquisa que traz o raio-X da internet brasileira.

Pelo Wi-Fi

E a partilha da conexão fixa sem fio está no centro desse fenômeno, afirmou ao G1 o coordenador do estudo, Winston Oyadomari. “Quem compartilha faz isso majoritariamente pelo Wi-Fi”, diz.

Para 18% dos domicílios brasileiros, usar internet do vizinho é a forma de se manter conectado. Esse índice era de 13% em 2014.

A disseminação da conexão compartilhada acompanha o avanço do Wi-Fi nas residências. Passou de 66% há três anos para 80% em 2016.

Vamos rachar a conta?

A maior presença de Wi-Fi nas casas, diz Oyadomari, é apenas um dos fatores responsáveis pela onda de internet dividida. O outro é o preço.

E a generosidade? "Isso a gente nem pergunta", brinca o pesquisador. “A gente não pergunta de que forma compartilha, se racha a conta ou se é Gatonet. Nada disso. A gente só pergunta se a internet daquele domicílio é usada no vizinho.”

Só que um dos detalhes trazidos pela pesquisa é que o preço para contratar internet é o principal motivo para residências se manterem desconectadas.

Assim, explica Oyadomari, é melhor dividir a mensalidade com o vizinho do que ficar offline. “Eles compartilham para viabilizar a assinatura. A divisão pode sim ser uma estratégia.”

A questão do preço é um impeditivo tão grande que o índice de casas que compartilham internet é maior onde as rendas são menores:

  • 30% na área rural;
  • 28% no nordeste;
  • 27% entre domicílios com renda de até 1 salário mínimo;
  • 27% nas casas das classes DE.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete