16.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

5 dicas para não desistir durante a preparação para concursos

2017-08-09 18:02:00

Na coluna de vídeo desta semana, Lia Salgado fala sobre a preparação para concursos públicos. A especialista dá 5 dicas para que candidatos não desistam da preparação para as seleções. Veja abaixo:

 

1) Garanta o retorno do seu investimento

Você já investiu tempo, dinheiro e sofreu privações durante a sua preparação. Se parar agora, sem ter sido aprovado, vai ficar no prejuízo – é como vender ações na baixa.

 

Por outro lado, se seguir até conquistar a vaga, os primeiros salários quitarão o investimento financeiro. Além disso, você vai ter o resto da vida para compensar as privações de tempo e convívio com as pessoas queridas. 

 

2) A culpa não é do concurso

É muito comum o concurseiro pensar em desistir por causa das dificuldades que está enfrentando: falta tempo, falta dinheiro e sobra cansaço.

 

Mas, a vida não está assim porque você decidiu estudar para concursos. Você decidiu estudar porque a vida estava ruim e sem perspectiva.

 

De vez em quando é bom lembrar.

 

3) Treinamento para a vida

Durante a preparação para concurso a gente aprende a ter determinação, lidar com frustrações, ter criatividade para superar dificuldades, além de aprender a estudar de verdade. Essas são competências importantes na vida. 

 

Quando você é vitorioso nos concursos, ganha o registro concreto de que é capaz. No futuro, qualquer projeto importante ou alguma situação desafiadora que venha a acontecer na sua vida serão enfrentados a partir dessa nova consciência. 

 

Fica bem diferente, posso garantir.

 

4) Não é pelo salário

Você está estudando para ter um bom salário, eu sei. Mas o que você talvez não saiba – eu não sabia – é que quando a gente resolve a questão financeira básica, um mundo se abre à nossa frente. São possibilidades de realizar sonhos antigos e novos. 

 

Você pode resolver fazer uma faculdade, ou outra faculdade – estudar agora é algo muito simples.

 

Pode escolher uma educação de qualidade para os filhos (se os tiver) e cuidados com a família.

 

Você pode ter planos de futuro, com segurança. É reescrever a história da sua família, a partir de um novo patamar de possibilidades.

 

5) Vai dar certo

Você vai conseguir, se não parar. Acredite, porque é verdade. Pode demorar, mas alguma hora você vai alcançar a faixa de chegada e transformar a sua vida para sempre. 

 

O que eu observo é que a vontade de desistir nada mais é do que o medo de tudo ser em vão. Se você tivesse a certeza de que seria aprovado, pensaria em desistir?

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete