22.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Definir o público alvo é estratégia para crescer no mercado

2017-05-28 22:01:00

Toda vez que alguém abre uma empresa, tem que definir qual é o público alvo. Senão, corre o risco de atirar para todo lado e não vender para ninguém. O professor de marketing do Insper, Sílvio Laban, explica que para definir o público alvo de qualquer negócio, o empresário tem que conhecer o mercado em que vai atuar.

“Ele te ajuda a focar seu negócio e a usar recursos que você tem da melhor maneira possível pra obter o melhor resultado possível”, explica.

E como analisar e desvendar esse público alvo? “Pensando principalmente na ótica dos pequenos negócios é com sola de sapato, é andar no entorno, conhecer concorrência, conhecer e conversar com pessoas”, explica Sílvio.

“Perguntar o que estão fazendo aqui, de onde eles vêm, pra onde vão, tentar ter ideia de que tipo de consumo e renda eles têm disponíveis, olhar os concorrentes no segmento para ver se pode atender as necessidades desses clientes de maneira diferenciada. Se o empreendedor tiver capital, pode encomendar uma pesquisa de mercado. Também pode procurar sites e instituições que já tenham estudos publicados e sempre seguir o ”feeling”, o instinto.

“O feeling é importante, mas sozinho tende a ter mais chances de errar do que substanciado por pesquisa. Quanto mais pesquisa, mais pessoas você conversar mais concorrentes você visitar, mais chance terá de ter feeling melhor”.

Outro erro comum, segundo o consultor, é o indivíduo achar que todo mundo é igual a ele. “Então porque eu gosto de determinada coisa todos meus clientes vão gostar. Isso se resolve como? Fazendo pesquisas”.

E não deixe a peteca cair: mesmo com a empresa já funcionando, continue a estudar o comportamento do seu público alvo. O jovem hoje não vai ser jovem amanhã. A pessoa que gosta de seu produto hoje pode gostar do seu concorrente amanhã. Desenvolver um negócio bem sucedido é estar constantemente conectado com seu consumidor”, conclui Silvio.

Insper

Consultor Silvio Laban – coordenador executivo de marketing do Insper


Telefone:(11) 4504-2400

Email: [email protected]

Site: www.insper.edu.br

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete