2017-05-28 22:01:00
Toda vez que alguém abre uma empresa, tem que definir qual é o público alvo. Senão, corre o risco de atirar para todo lado e não vender para ninguém. O professor de marketing do Insper, Sílvio Laban, explica que para definir o público alvo de qualquer negócio, o empresário tem que conhecer o mercado em que vai atuar.
“Ele te ajuda a focar seu negócio e a usar recursos que você tem da melhor maneira possível pra obter o melhor resultado possível”, explica.
E como analisar e desvendar esse público alvo? “Pensando principalmente na ótica dos pequenos negócios é com sola de sapato, é andar no entorno, conhecer concorrência, conhecer e conversar com pessoas”, explica Sílvio.
“Perguntar o que estão fazendo aqui, de onde eles vêm, pra onde vão, tentar ter ideia de que tipo de consumo e renda eles têm disponíveis, olhar os concorrentes no segmento para ver se pode atender as necessidades desses clientes de maneira diferenciada. Se o empreendedor tiver capital, pode encomendar uma pesquisa de mercado. Também pode procurar sites e instituições que já tenham estudos publicados e sempre seguir o ”feeling”, o instinto.
“O feeling é importante, mas sozinho tende a ter mais chances de errar do que substanciado por pesquisa. Quanto mais pesquisa, mais pessoas você conversar mais concorrentes você visitar, mais chance terá de ter feeling melhor”.
Outro erro comum, segundo o consultor, é o indivíduo achar que todo mundo é igual a ele. “Então porque eu gosto de determinada coisa todos meus clientes vão gostar. Isso se resolve como? Fazendo pesquisas”.
E não deixe a peteca cair: mesmo com a empresa já funcionando, continue a estudar o comportamento do seu público alvo. O jovem hoje não vai ser jovem amanhã. A pessoa que gosta de seu produto hoje pode gostar do seu concorrente amanhã. Desenvolver um negócio bem sucedido é estar constantemente conectado com seu consumidor”, conclui Silvio.
Insper
Consultor Silvio Laban – coordenador executivo de marketing do Insper
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Site: www.insper.edu.br