21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Site conecta estudantes a mentores e profissionais

2017-05-14 17:01:00

Todo mundo já ficou em dúvida em algum momento sobre o que fazer da vida. Chefe de cozinha, engenheiro, médico ou músico? São tantas as possibilidades, como decidir?

Uma startup lançou uma plataforma para dar uma incrementada no já conhecido teste vocacional. E está ganhando dinheiro com isso. O site foi criado por Gustavo Kupper e outros cinco empresários de Sorocaba, no interior de São Paulo.

O site conecta um estudante com mentores e profissionais. É o chamado “job shadowing”, que pode ser traduzido como acompanhamento de um trabalho. Ou, como se diz no mundo dos negócios, ficar na cola de um profissional, e ser a sombra dele para trocar experiência. “Uma pessoa que quer conhecer uma profissão ou uma atividade ela é sombra de uma pessoa que faz isso já há algum tempo”, explica Gustavo Kupper.

Esta é uma prática já comum nos Estados Unidos e países da Europa, mas pouco conhecida aqui no Brasil. Hoje, o público alvo da plataforma são pessoas que estão entrando ou já estão na universidade e querem informações sobre diferentes carreiras.

O Vitor Haruo, por exemplo, é estudante de administração, está no terceiro ano e quer ser empresário. O empresário mentor que vai ajudá-lo a decidir é o Nicolas Rodrigues, que tem uma franquia de massas para comer no local ou para viagem. No primeiro contato com o Vitor, o empresário mostrou as diferentes fases de produção, a preocupação com a burocracia e um ponto que ele considera importante: o custo para manter um bom atendimento.

“Se eu quero o atendimento rápido eu vou fazer o cálculo que vale a pena deixar fogo baixo para eu conseguir ter o atendimento rápido para o cliente. O cara chega aqui morrendo de fome, não tem como ele esperar”, explica Nicolas.

“A minha família já trabalha um pouco com isso, com comércio na área de purificação, mas eu não imaginava que seria tão diferente de administrar um negócio distinto”, avalia Vitor.

O empresário Nicolas foi um dos primeiros mentores contratados pela plataforma. Todos são remunerados, de R$ 100 a 150, pagos pelo cliente, no caso o estudante. A plataforma fica com 20% do valor. A expectativa dos sócios da startup é fechar este ano com 750 trocas de experiência e faturamento de R$ 100 mil.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete