18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

BC estima inflação ao redor de 4% em 2017 e alta menor do PIB

2017-03-31 15:02:00

O Banco Central estimou nesta quinta-feira (30) que a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficará ao redor de 4% neste ano e, também, que o Produto Interno Bruto (PIB) terá um crescimento menor em 2017. As informações constam no relatório de inflação do primeiro trimestre.

No caso da inflação, a autoridade monetária projetou que o IPCA ficará entre 3,9% e 4% em 2017. Em dezembro do ano passado, a previsão era de que a inflação oscilaria entre 4,4% e 4,7% neste ano. Para 2018, a previsão do Banco Central é de que a inflação oficial do Brasil ficará entre 4% e 4,5%.

Para 2017 e para o próximo ano, a meta central é de 4,5% e o teto é de 6%. Deste modo, o BC estimou uma inflação abaixo do objetivo central para este ano. Em 2015, o IPCA somou 10,67% e estourou o teto de 6,5% vigente para o período. Já no ano passado, a inflação oficial retornou para o limite do sistema de metas, ao somar 6,29% – abaixo do teto de 6,5% fixado para 2016.

"A inflação continua a apresentar dinâmica favorável, com menor persistência no processo inflacionário. Aprofundou-se o processo de difusão na desinflação e houve consolidação da desinflação nos componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária [redução da taxa básica de juros pelo BC]", informou a instituição.

Produto Interno Bruto

No que se refere ao nível de atividade da economia brasileira, a estimativa do BC é de que o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano terá uma expansão de 0,50%. Em dezembro do ano passado, a autoridade monetária estimava uma alta maior, de 0,8%, para o PIB deste ano. Na última semana, o mercado financeiro previu uma alta de 0,47%.

"A evidência sugere retomada gradual da atividade econômica ao longo de 2017. A economia permanece operando com elevado nível de ociosidade dos fatores de produção, refletido nos baixos índices de utilização da capacidade da indústria e, principalmente, na taxa de desemprego", avaliou a autoridade monetária.

O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos dentro do país e serve para medir o comportamento da atividade econômica. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete