20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

O que muda com a nova Lei da Terceirização aprovada pela Câmara

2017-03-28 21:01:00

Quarta-feira passada a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que regula a terceirização, a principal alteração trazida pelo PL 4330/04 é a possibilidade de as empresas terceirizarem qualquer serviço inerente à sua atividade, seja ela de meio ou ligado diretamente a atividade-fim da empresa.

Além disso, o projeto também valida a chama “quarteirização” de serviços permitindo que a empresa terceirizada subcontrate serviços de outras empresas, desde que haja anuência no contrato celebrado com a tomadora de serviços.

Outro ponto chave do projeto é a regulação do trabalho temporário e a ampliação do tempo máximo de vigência do contrato de três para seis meses com a possibilidade de extensão por mais 90 dias.

Não há atualmente legislação específica sobre o tema, a Súmula 331 de 2003 do Tribunal Superior do Trabalho regula a impossibilidade de terceirização da atividade-fim e a responsabilização direta das empresas neste caso, permitindo apenas a terceirização de atividades-meio, quais sejam, serviços de limpeza, segurança e manutenção.

O texto aprovado pela Câmara prevê a responsabilização subsidiária da empresa tomadora de serviço, inexistindo a possibilidade declaração de vínculo direto com a tomadora.

Deve-se dizer que a aprovação da lei traz um grande avanço na regulação do tema e garante a segurança jurídica tanto dos trabalhadores quanto dos empregadores. Ademais, amplia a possibilidade de especialização dos serviços, sendo assim acaba por ajudar na criação de vagas no mercado de trabalho.

Por fim, importante destacar que as empresas terceirizadas continuarão contratando os trabalhadores através do regime celetista, o que garantirá a proteção aos seus direitos, do mesmo modo as empresas tomadoras de serviço irão avançar no desenvolvimento econômico do país estando resguardadas e amparadas na lei.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete