16.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Profissão que emprega até 90% dos formados

2017-03-13 10:02:00

Profissionais que poderiam começar a perder espaço no mercado de trabalho por conta da revolução digital, os bibliotecários se reinventaram nos últimos anos e a função atualmente vai muito além de organizar estantes de livros. Em tempos de crise econômica, profissão que tem índice de empregabilidade de até 90% pode ser uma ótima opção para quem está em dúvida sobre qual área se especializar.

Neste domingo em que é o dia do bibliotecário é comemorado, o Portal Correio do Estado mostra dois exemplos de profissionais da área que têm paixão pelo que fazem.

Neide Mendes, de 44 anos, é estudante do primeiro semestre de Biblioteconomia, curso oferecido no Estado apenas pelo IESF. Apesar de estar há poucos meses na universidade, ela tem experiência de quatro anos atuando na biblioteca da Santa Casa.

Formada em curso técnico em biblioteca, oferecido por centro de educação estadual, Neide decidiu cursar o ensino superior depois que a Santa Casa reformulou a biblioteca, que além de acervo de livros, tem possibilidade de pesquisa online de artigos científicos, que podem ajudar médicos ena elaboração de diagnóstico de pacientes.

“O bibliotecário faz desde a organização da estante e a catalogação dos livros até a consultoria para empresas na gestão de informação, em arquivos, instituições públicas e privadas. No hospital, é conhecido como biblioteca médica”, afirma.

Além de Neide, outros 20 alunos ingressaram no curso neste semestre e a estudante acredita que com o passar dos anos deve ocorrer maior abertura no mercado de trabalho e mais oportunidades para os profissionais que optaram pela Biblioteconomia.

Outro exemplo de profissional que viu nessa área um caminho para crescer profissionalmente é o professor universitário e empresário Rodrigo Pereira, de 37 anos. Cursando pós-doutorado em Ciência da Informação, além de dar aula na faculdade, ele também possui, há 14 anos, empresa especializada na área.

“Culturalmente o brasileiro vê o bibliotecário apenas com ligação aos livros, mas atualmente o profissional está inserido em processo de produção, gerenciamento, socialização do conhecimento cientifico, educacional e cultural”, conta Rodrigo.

Na prática, atualmente o bibliotecário pode atuar em qualquer empresa onde a informação seja um insumo de trabalho. “Algumas áreas que o profissional tem atuado é a curadoria digital, big data, gestão da informação e do conhecimento e inteligência competitiva”.

O professor explica, ainda, que acredita em um aumento de demanda pelo profissional nos próximos anos, principalmente em razão da quantidade de informação com que muitas empresa precisam lidar. "Atualmente, temos um levantamento que indica que no Brasil 90% dos formados em Biblioteconomia são empregados. Aqui em Campo Grande, a maior parte dos nossos alunos da universidade já são contratados para atuar na área", completa Rodrigo.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Confira abaixo onde podem trabalhar os bibliotecários:

1. Documentação e informação
Bibliotecas: públicas, comunitárias, ambulantes, especiais, hospitalares, escolares, infantis, acadêmicas, especializadas e particulares. Centros de Documentação; Centros de Análise de Informação; Centros de Análise de Informação; Centros de Comutação Bibliográfica; Arquivos; Editoras e Publicadoras; Livrarias; Centros de Restauração de Documentos e de Obras de Arte; Residências Particulares (cadastramento de bens); Empresas (controle do fluxo da informação e documentação).

2. Comunicação e informação
Empresa de Comunicação (da produção à divulgação da informação), Jornais e Revistas; Empresas Cinematográficas e de Publicidade; Videotecas (preparação, organização e distribuição de videotextos e videocassetes); Biblioterapia; Serviços de Informação em aeroportos, rodoviárias, instalações ferroviárias e de metrô; tradução; Organização de Congressos; Seminários e Simpósios.

3. Cultura e lazer
Galerias de Arte; Museus de Arte; de Ciências; Históricos (em colaboração com o profissional da área); Centros de Cultura; de lazer (informação, estímulo à criatividade, promoções culturais, leitura como lazer, sinalização do espaço, pesquisas…); Agências de Turismo (informações turísticas locais, nacionais e internacionais, pesquisa de mercado…)

4. Educação
Ensino de Biblioteconomia (2º e 3º graus e Pós-Graduação); Treinamentos de Usuários.

5. Pesquisa
Centros de Pesquisa; Apoio a Pesquisadores (pesquisa bibliográfica, localização e aquisição de fontes ou dados, normalização); Pesquisa Aplicada à Biblioteconomia.

6. Tecnologia da informação
Informática; Centros de Computação; Teleprocessamento; Bancos e Bases de Dados; Microfilmagem; Digitalização; Internet.

7. Planejamento e informação
Serviços como Autônomo; Consultor e/ou Assessor Especializado.

8. Política e informação
Assessoria a Políticos;
Associações de classe;
Conselhos Regionais de Biblioteconomia e Sindicatos. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete