19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Consumidor poderá contar com balança para conferir peso de produto lacrado

2017-03-05 23:00:00

Os consumidores poderão contar, nos estabelecimentos comerciais, com balanças de precisão para que possam conferir o peso das mercadorias indicado nas embalagens de produtos lacrados.

A determinação está prevista em projeto em análise na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Pela proposta (PLS 21/2017), da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), quem descumprir a exigência estará sujeito às sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor, que vão de multa, apreensão e inutilização do produto até cassação de licença do estabelecimento, entre outras.

Na justificação do projeto, a senadora ressalta que diversos produtos colocados à disposição para o consumo não respeitam a indicação do peso conforme escrito no rótulo.

Rose de Freitas argumenta ainda que o Código de Defesa do Consumidor prima pela veracidade da informação e pelo amplo acesso aos dados sobre os produtos e serviços.

Pretendemos com esse projeto prever a possibilidade de o consumidor conferir o peso de produto lacrado em balança de precisão disponibilizada pelo estabelecimento varejista, sempre que entender necessário — explica Rose de Freitas.

O projeto ainda aguarda a indicação de relator e tramita em decisão terminativa na CMA, ou seja, se for aprovado e não houver recurso para que seja votado pelo Plenário, poderá seguir direto para análise da Câmara dos Deputados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete