24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Estados têm protestos contra e pró-Temer nesta quarta-feira

2016-08-31 22:53:00

Manifestantes realizaram atos contra e a favor do presidente Michel Temer ao longo desta quarta-feira (31). Os atos ocorrem no dia em que o Senado aprovou o impeachment de Dilma Rousseff e Temer assumiu a presidência da República.

Até as 21h25, havia protestos em 15 estados e no Distrito Federal. Os atos contra Temer ocorrem em Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. Já as manifestações pró-Temer são em Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O maior ato contra Temer era registrado às 21h em Porto Alegre (RS) – a organização diz que 20 mil pessoas participavam do ato e a Polícia Militar não não tinha informação. A maior manifestação pró-Temer estava em Curitiba (PR). Segundo a Polícia Militar, eram 500 pessoas; a organização não divulgou numeros.

Veja a situação em cada estado:

Alagoas

Após a aprovação do impeachment de Dilma Rousseff, várias pessoas saíram em carreata pela orla de Maceió para comemorar. A carreata terminou em frente ao prédio onde mora o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). O hino nacional foi excutado no local com apoio de caixas de som.

O ato foi organizado pelo Movimento Brasil, que não estimou número de pessoas. A Polícia Militar não acompanhou a manifestação.


Bahia

Grupo de pessoas se reuniu no final da tarde desta quarta em frente ao shopping da Bahia, na Av. ACM, em Salvador, em um ato contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Segundo informações da Polícia Militar, 150 pessoas participaram da manifestação. A organização diz que 600 pessoas estavam presentes no ato.


Ceará

Manifestantes de Fortaleza realizaram nesta noite um protesto contra impeachment de Dilma Rousseff. O grupo se concentrou inicialmente, às 18h30, nas rua do Bairro Benfica e fez caminhada por ruas do centro da cidade. No protesto, participaram pessoas de diversos partidos políticos e entidade sociais. Os organizadores e a Polícia Militar não divulgaram estimativa de público presente.

Um grupo comemorou, também em Fortaleza, o impeachment de Dilma Rousseff. As pessoas se reuniram na Praça Portugal, no Bairro Aldeota, por volta das 19h e o ato terminou às 21h. Os organizadores e a Polícia Militar não divulgaram estimativa de público presente.


Distrito Federal

Manifestantes contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff cantaram o hino nacional em frente ao Palácio da Alvorada logo após a aprovação do afastamento definitivo dela do cargo. Segundo a Polícia Militar, cerca de 150 manifestantes com bandeiras do PT, da CUT e de movimentos sociais que acamparam no ginásio Nilson Nelson protestaram em frente ao Alvorada.A organização não divulgou números.

No início da noite, um grupo de cerca de 300 pessoas, segundo a PM, fechou quatro vias do Eixo Monumental próximo ao Congresso Nacional, para protestar contra o impeachment de Dilma. Os manifestantes não estimaram o público presente.


Espírito Santo

Manifestantes contrários ao impeachment de Dilma Rousseff fazem uma manifestação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A concentração em frente ao Teatro Universitário começou por volta das 17h. Eles ocupam três faixas da pista sentido Reta da Penha. A organização do protesto estima que 700 manifestantes estiveram presentes. A Guarda Municipal de Vitória disse que 500 pessoas participaram do ato.

Um pequeno grupo também fez um ato a favor do impeachment na Praia de Camburi, em Vitória, na noite desta quarta. Cerca de 20 pessoas, segundo a Guarda Municipal, se reuniram entre os kiosques 3 e 4 com bandeiras do Brasil e camisas amarelas.


Minas Gerais

Apoiadores da ex-presidente Dilma Rousseff organizaram um ato nesta quarta-feira em Belo Horizonte. A manifestação começou na Praça Afonso Arinos, na Região Central da capital, em frente ao monumento a Rômulo Paes. Segundo a Polícia Militar, às 19h, cerca de 700 pessoas participavam do ato. Neste horário, os organizadores estimavam que três mil manifestantes estavam presentes.

Também em Belo Horizonte, um grupo comemorou a retirada de Dilma Rousseff da Presidência do Brasil com distribuição de coxinhas. O ato foi na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul da capital. Não havia uma estimativa de número de participantes.



Em Juiz de Fora, grupos contrários à aprovação do impeachment de Dilma Rousseff se reuniram pela noite no Centro. A Polícia Militar acompanhou o ato quando realizado no Parque Halfeld, mas não informou o número de participantes. A organização do protesto estima que mil pessoas foram para as ruas.


Pará

Manifestantes contrários ao impeachment de Dilma Rousseff participaram de um ato nesta noite na praça da República, Centro de Belém. Cerca de 300 pessoas participaram do ato segundo os organizadores; a polícia não divulgou números.


Paraíba

Grupo fez um protesto contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff pela noite em João Pessoa e interditaram a rotatória da Via Expressa Padre Zé, em frente ao campus Universidade Federal da Paraíba. A Frente Brasil Popular estimou cerca de 500 participantes. A Polícia Militar não divulgou estimativa.


Paraná

Em Curitiba, o fim da tarde desta quarta-feira foi marcado por protestos contra e a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Enquanto um grupo comemorava a saída de Dilma, o outro pedia a saída do agora presidente Michel Temer (PMDB) do poder.

O ato contra o impeachment saiu da Praça 19 de Dezembro, no Centro Cívico. Os manifestantes saíram em passeata pelas ruas do Centro de Curitiba. De acordo com os manifestantes, 3 mil pessoas participaram do protesto. A Polícia Militar não informou quantas pessoas estavam presentes.

Já o grupo que comemorava a saída de Dilma organizou uma carreata. O grupo saíu da Praça Nossa Senhora de Salete, também no Centro Cívico. Neste ato, ninguém da organização foi encontrado para passar o número de participantes. A Polícia Militar, porém, informou que cerca de 500 pessoas estavam presentes.


Pernambuco

Manifestantes participaram de um protesto na área central do Recife contra o afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff da Presidência da República. Por volta das 18h, após se reunirem na Praça do Derby, o grupo se concentra nos cruzamentos com a Avenida Agamenon Magalhães nos dois sentidos da via. O ato terminou por volta das 21h.

De acordo com Paulo Rocha, vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE), uma das entidades presentes no ato do Recife, 15 mil pessoas participaram da manifestação. A PM não informou o número de participantes.


Rio de Janeiro

Manifestantes se reuniram no começo da noite desta quarta na Cinelândia, no Centro do Rio, para protestar contra a aprovação do impeachment da agora ex-presidente Dilma Rousseff e contra o presidente Michel Temer.

"ManifestantesManifestantes se reuniram na Praça da Cinelândia, no Centro do Rio, para protestar após conclusão do processo de impeachment que afastou Dilma Rousseff da Presidência da República. (Foto: Nicolás Satriano/G1)

Policiais militares acompanhavam o protesto, que transcorria de forma pacífica. Segundo a Frente Brasil Popular RJ, cerca de 5 mil pessoas participavam do ato. A PM não divulgou estimativas de público. Por volta das 21h15, os manifestantes começaram a se dispersar, encerrando o ato.


Rio Grande do Norte

Manifestantes pró e contra o impeachment de Dilma Rousseff se reuniram para protestar nos cruzamentos das Avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira, na Zona Leste de Natal, no início da noite desta quarta. Nem a Polícia Militar, nem os manifestantes divulgaram número de participantes.


Rio Grande do Sul

Dois protestos ocorrem nesta quarta em Porto Alegre devido ao impeachment de Dilma Rousseff. O movimento contrário à saída da presidente ocorreu na Esquina Democrática, no Centro da cidade. Por outro lado, manifestantes favoráveis ao impeachment se concentram no Parcão, no bairro Moinhos de Vento,. na Zona Norte.

"ApósApós concentração, grupo seguiu em caminhada e chegou na Avenida João Pessoa (Foto: Estêvão Pires/RBS TV)

Na Esquina Democrática, o ato é organizado pela Frente de Luta contra o Golpe. A organização informou que são 20 mil pessoas. A Brigada Militar também não estimou o total de participantes.

"FavoráveisFavoráveis ao impeachment se concentram no Parcão (Foto: RBS TV/Reprodução)

No Parcão, a manifestação ganhou o nome de Festa na Goethe – Chopp sem Dilma. Conforme a porta-voz do Movimento Brasil Livre (MBL) Paula Cassol, o ato reuniu cerca de 200 pessoas. A Brigada Militar não apresentou estimativa.


Rondônia

Manifestantes contrários ao impeachment de Dilma Rousseff se reuniram na Praça das Três Caixas da Água, região histórica de Porto Velho. Segundo a Frente Brasil Popular, o ato começou às 19h e contou com a participação de cerca de 20 pessoas. A Polícia Militar não acompanhou o ato.




Santa Catarina

Manifestantes contrários ao impeachment de Dilma Roussef fechavam as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo, que ligam a ilha ao continente em Florianópolis, por volta das 19h30 desta quarta. Houve conflito entre policiais e manifestantes no local. Os organizadores informavam 7 mil pessoas no ato por volta das 21h35. Por volta das 20h, a Polícia Militar contabilizava 600 pessoas no local.


São Paulo

Uma manifestação contra o impeachment de Dilma Rousseff fechou a Avenida Paulista no sentido Consolação em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) no início da noite. A Polícia Militar acompanha a manifestação e faz o isolamento entre este grupo e o grupo que faz ato a favor do governo Michel Temer e contra Dilma.

O grupo a favor de Dilma e contra Michel Temer se reuniu em frente ao Masp e seguiu em direção à Rua da Consolação, onde a Polícia Militar jogou bombas em manifestantes. Às 20h30, a Polícia Militar jogou bombas em direção a manifestantes que colocaram fogo em lixo na Praça Roosevelt fazer barricadas.

"ProtestoProtesto contra o presidente do Brasil, Michel Temer na região da Avenida Paulista, em São Paulo (SP), nesta quarta-feira (31) (Foto: N.M/Futura Press/Estadão Conteúdo)

A alguns metros dali, o grupo contrário a Dilma Rousseff comemorou o impeachment com bolo e champanhe em frente à sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Este grupo fechou a Paulista no sentido Paraíso.

"GrupoGrupo faz brinde com champanhe para comemorar impeachment de Dilma Rousseff (Foto: Taba Benedicto/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete