18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Temer viaja à China e Rodrigo Maia assume a presidência

2016-08-31 22:01:00

"OO presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que assumirá interinamente a Presidência da República (Foto: Antonio Augusto / Câmara dos Deputados)

A assessoria do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou na noite desta quarta-feira (31) que ele trabalhará no Palácio do Planalto nesta quinta. O deputado assumiu a Presidência da República interinamente com a viagem do agora presidente efetivo Michel Temer à China.

Com isso, o vice da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), voltará ao comando da Casa, até que Temer retorne ao Brasil.

Pela Constituição, o presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória e assume a Presidência da República na ausência do vice-presidente.

Em razão do impeachment de Dilma Rousseff, aprovado nesta quarta pelo plenário do Senado, o país não tem mais um vice-presidente e, por isso, o presidente da Câmara passou a ser o primeiro na linha sucessória.

Maia afirmou a jornalistas que presidirá de forma interina com muita "discrição".

"Esse é o perfil que o Brasil precisa, pessoas centradas, equilibradas e que colaborem com a democracia brasileira", disse o presidente da Câmara.

Temer embarcou na noite desta quarta em direção à China onde participará, nos próximos dias 4 e 5 de setembro, em Hangzhou, da Cúpula de Líderes do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo.

Embora a viagem de Temer só tenha sido confirmada oficialmente nesta quarta, a equipe do presidente já estava no país asiático desde os últimos dias organizando a agenda que ele terá em Hangzhou.

Maia

Filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia, Rodrigo Maia assumiu como presidente da Câmara dos Deputados em 14 de julho, após derrotar, por 285 votos a 170, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF). Tido pelo Palácio do Planalto como um aliado, Maia comandará a Casa até janeiro do ano que vem, pois, em fevereiro, haverá nova eleição.

Ele sucedeu justamente o deputado Waldir Maranhão (PP-MA), que presidia a Câmara de forma interina desde maio, quando o então presidente, Eduardo Cunha(PMDB-RJ), foi afastado do mandato pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de usar o cargo para obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

Polêmicas de Maranhão

Ao longo dos dois meses nos quais esteve à frente da Câmara, Waldir Maranhão colecionou medidas polêmicas e recuos no comando da Casa.

Entre inúmeros recuos e polêmicas, ele chegou a anular, na manhã do dia 9 de maio, a votação em plenário da admissibilidade do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, mesmo com o processo já em análise no Senado. Na madrugada do dia 10, porém, ele recuou e manteve o andamento do processo.

Outro episódio polêmico de Maranhão, no qual ele também voltou atrás, está relacionado aEduardo Cunha. O então presidente da Câmara fez uma consulta à Comissão de Constituição e Justiça que poderia beneficiar Cunha em seu processo de cassação, mas, diante da repercussão negativa, ele recuou do pedido e anulou a consulta.

Maranhão também chegou a recuar de uma decisão que estava relacionada a horas extras. Em 8 de junho, ele revogou um ato da Mesa Diretora da Casa que limitava o número de servidores que podiam fazer hora extra e gerava economia de R$ 708 mil por sessão de votação. No entanto, a decisão gerou repercussão negativa e ele voltou atrás.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete