24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Senadores pedem investigação de testemunhas de acusação a Dilma

2016-08-30 18:02:00

Senadores que apoiam a presidente afastada Dilma Rousseff enviaram ao Ministério Público Federal,  nesta terça-feira (30), pedido de investigação contra as duas testemunhas de acusação ouvidas no julgamento final do Impeachment. Segundo o grupo, o procurador do Tribunal de Contas da União (TCU) Júlio Marcelo de Oliveira e o auditor Antônio Carlos Costa D'Avila atuaram "de má-fé" para incriminar a presidente. 

O anúncio das representações foi feito pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) eHumberto Costa (PT-PE). Segundo Randolfe, as representações contra os procuradores movidas nesta terça são assinadas por senadores de PT, PCdoB, PDT e Rede Sustentabilidade.

O senador disse ainda que uma representação contra ambos foi enviada à Procuradoria-Geral da República (PGR), ligada ao Ministério Público Federal. Outro pedido de investigação contra Júlio Marcelo foi enviado ao Conselho Nacional do Ministério Público.

Nos documentos, afirmou o parlamentar, é alegado que Júlio Marcelo e Antonio Costa D'Ávila "não cumpriram com os deveres" e, por isso, devem ser investigados por "prevaricação, falso testemunho, deslealdade às instituições, violação do dever de parcialidade e dos deveres funcionais".

"Os senadores que subscrevem as representações compreendem que, no curso do julgamento [de Dilma], os procedimentos do senhor Júlio Marcelo de Oliveira e do senhor Antônio Costa D'Ávila não cumpriram com os deveres do testemunho leal ao processo e de cumprimento com as atribuições funcionais", disse o senador.

Segundo Rodrigues, a expectativa do grupo é que os dois sejam punidos com a perda da função pública, em razão de um suposto falso testemunho. Eles também vão solicitar que os dois depoimentos sejam anulados.

Testemunhas

Primeiro a ser ouvido no julgamento final, Júlio Marcelo Oliveira falou como informante – e não como testemunha – porque já tinha participado de ato pela rejeição das contas de Dilma no TCU. Com a mudança, a fala do procurador não pode ser usada como prova.

Em seu depoimento, Oliveira chamou as "pedaladas fiscais" e outras ações do governo Dilma de "grande plano de fraude fiscal". Segundo ele, o processo de maquiagem nas contas públicas a partir de 2013 trouxe "um grande benefício para o Poder Executivo, porque trouxe a imagem de um poder provedor, mesmo quando a receita do país já estava se reduzindo".

Ouvido em seguida como testemunha de acusação, o auditor de fiscalização do TCU Antônio Carlos Costa D'Ávila disse que as pedaladas causaram um "dano muito grande" ao país, de maneira direta e indireta.Segundo ele, o atraso nos pagamentos ao Banco do Brasil por subsídios do Plano Safra é uma operação considerada nula pela lei.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete