23.8 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Veja dica de como tirar mancha da parede

2016-08-08 11:02:00

Manchas nas paredes são praticamente inevitáveis, porém com alguns truques básicos e caseiros é possível limpar a sujeira! Por isso, o ZAP em Casa selecionou algumas dicas de como tirar mancha da parede.



A gestora de recursos humanos Arielle Babadobulos já está mais que acostumada a encontrar riscos e marcas de mãos nas paredes de seu apartamento. Mãe de Gabriel, de quase dois anos de idade, ela conta que basta qualquer distração para encontrar o filho fazendo arte. “Uma vez ele pegou uma caneta da minha bolsa e riscou os batentes das portas. Daí o negócio foi limpar, não teve jeito”, relembra ela, que costuma a usar sapólio diluído em água. Tudo é removido com um pano seco.



Segundo o gerente de treinamento da rede de limpeza profissional House Shine, Osvaldo Logo, a primeira recomendação é a manutenção constante na limpeza da parede. “Se deixar encardir ou deixar secar a sujeira secar fica mais difícil. Portanto, quando sujar, limpe de imediato”, orienta. O fundador da empresa de limpeza profissional Limpeza com Zelo, Renato Ticoulat, recomenda ainda um jeito específico de retirar a nódoa. “A mancha não deve ser limpa de dentro para fora para que ela não se espalhe e aumente de tamanho na superfície”, completa.



Veja as dicas dos especialistas na hora de limpar manchas das paredes:



Manchas em paredes brancas: duas soluções de limpeza são válidas. A primeira – e mais simples – é a utilização de detergente comum e água morna. Para paredes com manchas mais complexas, utilize uma mistura com a mesma quantidade de vinagre branco e água morna. Nos dois casos utilize um pano de microfibra ou um pano branco macio. Faça movimentos leves, evitando retirar a pigmentação.



Marcas de mãos e manchas de gordura: utilize detergente comum e água morna. No caso da sujeira de gordura, deixe o detergente agir por mais tempo e repita a ação.



Marcas de lápis: para a limpeza de lápis comum (grafite), utilize uma borracha branca, aplicada com delicadeza. Faça com cuidado, pois pode danifica a pintura.



Marcas de lápis de cor ou canetinha: para limpeza em paredes brancas use um solvente (com álcool ou acetona). O segredo, neste caso, é evitar ampliar o risco. Por isso, é fundamental o uso de um cotonete ao aplicar o solvente. “É quase um trabalho de arte. A dica é realizar um pequeno teste em um cantinho da parede antes de iniciar a limpeza”, ensina Osvaldo. Em paredes coloridas, o procedimento acima pode danificar a pintura. A recomendação, no caso de paredes coloridas, é optar pot tintas laváveis.



Mofo: utilize uma mistura com a mesma quantidade de vinagre branco ou peróxido e água morna. Repita a operação até que as nódoas escuras sejam eliminadas. Em casos de manchas mais severas, um pouco de água sanitária diluída em água pode ajudar.



Para saber mais dicas para a casa, basta acessar: http://bit.ly/TirarManchasnaParede

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete