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sexta-feira, 19 de abril de 2024

Inmetro divulga ranking de consumo de carros ano 2016

2016-04-29 10:03:00

O Inmetro divulgou nesta quinta-feira (28) o ranking de consumo de carros ano 2016 do Programa de Etiquetagem Veicular. Desta vez, todas as marcas participaram dos testes, que já englobam 90% dos carros vendidos no Brasil. Entre as "novatas" está a Chevrolet.

A lista deste ano possui 795 modelos e versões (veja o ranking completo).

Até 2017, o programa será expandido para 100% da frota nacional, conforme exigência do programa Inovar-Auto.

Apenas os modelos fabricados a partir de 2016 exibem as informações completas, com emissão de poluentes como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio. Até então, apenas a emissão de gás carbônico era monitorada.

"A decisão de comprar um automóvel, hoje, tem muito a ver com o design, a performance, mas também cada vez mais com a eficiência energética e o nível de emissão. Hoje, apenas os Estados Unidos e o Brasil fazem essa etiquetagem simultânea", afirma o presidente do Inmetro, embaixador Luís Fernando Panelli.

Até o fim de 2016, a tabela terá 131 inclusões, totalizando 926 modelos diferentes de veículos de todas as montadoras e importadoras.

Veículos leves a diesel (picapes, utilitários e off-roads), picapes convencionais e microcompactos (até 6 metros de comprimento) passarão a receber, a partir de maio, etiquetas do Inmetro.

Desde o ano passado, as informações são atestadas e homologadas pelo Ibama, de modo a evitar "camuflagem" nos dados por parte das montadoras.

A manutenção do selo no carro até o momento da venda é obrigatória, e o consumidor pode acionar o Inmetro se a informação não estiver disponível.

Quem vai comprar um carro já busca a sua categoria, ele não vai buscar categoria de carro. Você já pode escolher o modelo mais eficiente e, agora, vai poder escolher também o mais limpo, o mais sustentável"
Alexandre Novgorodcev, responsável pelo programa de avaliação

Os dados sobre eficiência energética e nível de emissão de gases também estão disponíveis no site do Inmetro e em um aplicativo para celulares chamado "Etiquetagem Veicular", disponível para Android e iOS. As etiquetas afixadas aos veículos incluem um código eletrônico (QR code) para o download da plataforma.

Estudos feitos pelo Inmetro apontam que 7 em cada 10 consumidores levam as etiquetas de eficiência em consideração na hora da compra de eletrodomésticos, lâmpadas e outros tipos de produtos. O responsável pelo programa de avaliação, Alexandre Novgorodcev, diz acreditar que o mesmo pensamento será estendido aos compradores de veículos.

"Quem vai comprar um carro já busca a sua categoria, ele não vai buscar categoria de carro. Você já pode escolher o modelo mais eficiente e, agora, vai poder escolher também o mais limpo, o mais sustentável", diz Novgorodcev.

O nível de eficiência e de poluição é medido na comparação em uma mesma categoria – compactos com compactos, utilitários com utilitários, por exemplo. No geral, os modelos mais eficientes são, nesta ordem, Toyota Prius, Peugeot 208, Ford Fusion Hybrid, Lexus CT200h e Volkswagen Up! TSI.

Receberam o selo do Conpet de Eficiência Energética apenas os modelos que tiveram nota "A" na comparação com modelos da mesma categoria ou na comparação geral, e no mínimo B na outra classificação.

Veja os carros que receberam o Selo Conpet em 2016 (ordem alfabética):

"FiatFiat Mobi (Foto: Divulgação)

MICROCOMPACTOS

Chery New QQ

Fiat Mobi

Kia Picanto (câmbio manual)

Smart Fortwo

Esta nova categoria utilizada pelo Inmetro reúne apenas 5 modelos e suas versões. Entre eles, apenas o Fiat 500 e o Kia Picanto com câmbio automático não receberam o Selo Conpet de eficiência energética.

O recém-lançado Fiat Mobi recebeu a nota máxima "AA" apenas na versão Easy, sem ar-condicionado e sem direção hidráulica, com consumo médio combinado (estrada e cidade) de 9,3 km/l movido a etanol e 13,5 km/l movido a gasolina.

Com os equipamentos básicos de conforto, o consumo do novo compacto da Fiat vai para 8,8 km/l (etanol) e 12,5 km/l (gasolina). Mesmo assim, o Mobi terá o selo do Conpet em todas as demais versões porque teve uma clasificação A e outra B.

O Chery New QQ, que se tornou brasileiro depois de muito atraso, levou a nota máxima nas duas versões a gasolina, registrando 12,9 km/l. O último modelo da categoria é o pouco visto Smart Fortwo, que cravou média combinada de 13,7 km/l, também com combustível derivado de petróleo.


"VolkswagenVolkswagen Up! TSI (Foto: Divulgação)

SUBCOMPACTOS

Fiat Uno Evolution

Fiat Palio Fire (sem ar-condicionado e direção assistida)

Fiat Uno Vivace (sem ar-condicionado e direção assistida)

Volkswagen Up!

Volkswagen Up! TSI

Nesta categoria, a Fiat conseguiu a nota máxima AA e o selo do Conpet em versões mais simples, como o Palio com motor 1.0 Fire Evo, e também no Novo Uno Evolution, que é o único da linha equipado com start-stop – sistema que desliga o motor durante as paradas para economizar combustível. O Palio Fire Evo registrou consumo médio combinado de 9,4 km/l (etanol) e 13,4 km/l (gasolina). Já o Novo Uno Evolution aparece com 9,3 km/l (etanol) e 13,5 km/l (gasolina).

Já o subcompacto da Volkswagen levou a nota máxima AA em todas as versões, com consumo médio variando de 9,3 km/l (etanol) e 13,7 km/l (gasolina) no Up! Cross I-Motion (equipado com câmbio automatizado) até 10,2 km/l (etanol) e 14,8 km/l (gasolina) nos modelos equipados com o motor 1.0 turbo de 3 cilindros (TSI).


"ChevroletChevrolet Onix (Foto: Divulgação)

COMPACTOS

Chevrolet Onix (câmbio manual)

Citroën C3

Citroën DS3

Fiat Siena EL (sem ar-condicionado)

Ford Ka

Ford New Fiesta 1.6

Honda Fit

Hyundai HB20 1.0 e 1.6 (com câmbio manual)

Nissan New March

Peugeot 208

Renault Sandero 1.0

Toyota Etios

Volkswagen Novo Gol 1.0

Volkswagen Fox 1.0

A Chevrolet estreia não muito bem no ranking de consumo do Inmetro. Modelo mais vendido do Brasil atualmente, o Onix conseguiu o Selo do Conpet apenas nas versões 1.4 com câmbio manual, medindo 8,6 km/l (etanol) e 12,3 km/l (gasolina). Os modelos 1.0 registraram média pouco menor com etanol (8,4 km/l), mas já foi o suficiente para ficar com a classificação B nos dois tipos de comparação.

Nesta categoria, o guardião da eficiência energética é o Peugeot 208, equipado com motor 1.2 de 3 cilindros, que obteve média similar a de veículos híbridos, de 11,2 km/l (etanol) e 15,9 km/l (gasolina).


"FordFord Ka + (Foto: Caio Kenji/G1)

MÉDIO

Audi A1 Sportback

Chevrolet Prisma 1.4 (câmbio manual)

Ford Ka+

Ford New Fiesta Sedan (câmbio manual)

Honda City

Hyundai HB20S 1.0 e 1.0 Turbo

Lexus CT200h

Nissan New Versa

Toyota Etios Sedã

Toyota Prius

Volkswagen Golf 1.4 TSI (câmbio manual)

Volkswagen Voyage 1.0

Nesta categoria, a Ford se destaca com as versões sedã do Ka. Com motor 1.0, ele apresentou consumo médio de 9,5 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina). Outro destaque é o Honda City, empurrado por motor 1.5 e câmbio CVT, com 9,2 km/l (etanol) e 13,2 km/l (gasolina).

HB20S se valeu do novo motor 1.0 turbo para emplacar também duas notas A, com 9,2 km/l (etanol) e 13,2 km/l (gasolina). Mas nenhum se equipara aos híbridos Lexus CT200h, com 15 km/l, e Toyota Prius, com 18 km/l, ambos abastecidos com gasolina. O Prius é o mais econômico do Brasil no ranking geral.


"AudiAudi A3 Sedan (Foto: Peter Fussy/G1)

GRANDE

Audi A3 Sedan 1.4 TSI

BMW X1 xDrive20i

Citroën C4 Lounge

Ford Focus Hatch 1.6

Honda Civic 1.8

Kia Cerato (câmbio manual)

Mercedes-Benz GLA 250

Subaru Forester (L e S)

Toyota Corolla

Volkswagen Golf Variant 1.4 TSI

Volkswagen Jetta 1.4 TSI

Entre os "carros grandes", categorizados pelo Inmetro, três modelos com selo de eficiência possuem o mesmo motor 1.4 turbo: A3 Sedan, Golf Variant e Jetta – todos nacionalizados recentemente. No entanto, nenhum obteve duas notas A.


"Mercedes-BenzMercedes-Benz Classe C (Foto: Laila Braghero/G1)

EXTRA GRANDE

Ford Fusion Hybrid

Mercedes-Benz Classe C 180

Peugeot 408 1.6 THP

Volkswagen Passat

Até a chegada do Prius, o Fusion híbrido era o carro mais econômico do Brasil. Agora ele divide o segundo lugar com o Peugeot 208 1.2, ambos com média de 15,9 km/l, abastecidos com gasolina. Mesmo assim, o Fusion Hybrid é o único da categoria a ter classificação "AA".

O Mercedes-Benz Classe C ganhou em abril o motor 1.6 bicombustível e registrou consumo médio de 7,9 km/l (etanol) e 11,4 km/l (gasolina). O Peugeot 408, com propulsor 1.6 turbo, foi um pouco melhor, com 8,0 km/l (etanol) e 11,6 km/l (gasolina), no ciclo combinado.


"HyundaiHyundai HB20X 2016 (Foto: Divulgação)

UTILITÁRIO ESPORTIVO COMPACTO

Fiat Uno Way

Hyundai HB20X (câmbio manual)

Suzuki S-Cross

Muitos SUVs conseguiram nota A de consumo dentro da categoria, mas foram poucos os que levaram notas boas no geral também, por isto, apenas 3 modelos receberam o selo de eficiência.

E estes 3 não são bem utilitários, mas versões de compactos que receberam modificações. Isto mostra que, embora estejam na moda, os utilitários esportivos em geral não são tão eficientes em relação a consumo de combustível.


"VolkswagenVolkswagen Saveiro Cross 2017 (Foto: Divulgação)

CARGA DERIVADO

Fiat Fiorino

Fiat Novo Uno Furgão

Volkswagen Saveiro

Estranhamente, a Saveiro aparece como "carga derivado" e ficou entre os mais eficientes, quando equipada com pneus de baixo atrito. As versões cabine dupla Trendline e Highline tiveram consumo médio de 8,0 km/l (etanol) e 11,4 km/l (gasolina).

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