26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Forças Armadas estimam gasto de R$ 136 mi com combate ao Aedes

2016-02-13 20:38:00

A mobilização das Forças Armadas para o combate ao mosquito Aedes aegypti no país deve gerar um desembolso da ordem de R$ 136 milhões.

Os recursos são necessários para despesas como alimentação e deslocamento de militares para diferentes Estados.

Neste sábado (13), a ação nacional teve participação estimada de 220 mil militares, o que representa 60% do efetivo total nacional, alocados em 353 cidades, entre elas Campo Grande. A presidente Dilma Rousseff e ministros também participaram da mobilização.

Segundo o almirante de esquadra Ademir Sobrinho, chefe do Estado maior conjunto das Forças Armadas, o montante já foi solicitado ao Ministério do Planejamento, mas ainda não liberado.

"O grande objetivo da ação [deste sábado] está sendo atingido: que a população sinta que ela também tem sua responsabilidade", disse ele, em coletiva de imprensa.

Na próxima segunda-feira (15), tem início uma nova fase de ação de combate ao Aedes aegypti, em 100 cidades do país, com participação de cerca de 50 mil homens.

A medida foi adotada pelo governo federal após explosão de casos de dengue e zika no país, doença associada aos casos de microcefalia em recém-nascidos.

A expectativa do governo é atingir, somente na ação deste sábado, um universo de 3 milhões de domicílios em 353 cidades, entre capitais, regiões metropolitanas e áreas com maior índice de incidência do mosquito.

"Os principais criadouros do mosquito são as residências, e se as pessoas não dedicarem um tempo por dia, mesmo que pequeno, para remover os possíveis criadouros, a campanha terá dificuldade de alcançar eficácia e cumprir seu objetivo", disse o ministro Aldo Rebelo (Defesa).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete