22.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Google vai avisar se e-mail recebido no Gmail foi criptografado

2016-02-09 09:07:00

Google vai enviar a partir desta terça-feira (9) notificações aos usuários do Gmail que receberem e-mails de provedores de correio eletrônico que não oferecem criptografia. A ação faz parte do Dia da Internet Segura, que inclui ainda a oferta de incremento de 2 GB ao Drive de quem realizar um “check-up de segurança”.

“A gente espera que com esse tipo de conscientização mais provedores de e-mail passem a adotar essa modalidade de criptografia que já é padrão”, afirma Rodrigo Paiva, gerente de projeto da equipe de segurança do Google.

A notificação funcionará não só para a recepção mas também para o envio. O Google vai sinalizar no ato do despacho da mensagem se serviço de e-mail que o usuário está para acionar utiliza ou não o sistema TLS de criptografia.

Criptografia é um recurso de segurança que embaralha o conteúdo de uma mensagem, somente decifrada por quem possui uma chave secreta — no caso dos e-mails, o emissor e o receptor.

“A boa notícia é que a maior parte de provedores inclusive os mais populares já seguem o padrão da indústria. A nossa intenção é simplesmente deixar os usuários terem conhecimento de que as garantias que o Gmail oferece a eles, de privacidade e segurança, não podem ser garantidas devido a alguns provedores de e-mail não oferecerem criptografia”, comenta Paiva.

O Google também programou para esta terça o “check-up de segurança” dos usuários de seus serviços, não só o Gmail (Veja aqui). Aqueles que passarem pelas certificações de segurança da empresa receberão 2 GB adicionais à ferramenta de armazenamento Drive – com limite de 15 GB e usada para guardar arquivos do Gmail, do Photos e planilhas e textos.

Segundo Paiva, essa é “uma forma de motivar o check-up”, “um guia passo-a-passo para ajudar os usuários a verificar as opções de segurança de suas contas”.

Entre os itens a serem checados estão as opções para recuperar uma senha perdida e a listagem dos dispositivos que acessaram uma conta do Google.

Outro dos itens é a adição da verificação da conta em duas etapas – além da senha, é preciso informar um código enviado para um aparelho móvel cadastrado. "Não basta a senha, porque quando alguém quiser entrar na sua conta. O Google vai pedir algo mais", explica Paiva.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete