23.8 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Cameron consegue maioria absoluta, e líder do partido Trabalhista renuncia

2015-05-08 08:52:00

Os conservadores alcançaram a maioria absoluta no Parlamento britânico, segundo os resultados oficiais das eleições, divulgados nesta sexta-feira (8). Ao reconhecer a derrota, o líder trabalhista Ed Miliband anunciou sua renuncia à chefia do partido.

 

Cameron anunciou que formará um novo governo e que aplicará um referendo sobre a permanência na União Europeia.

"É o momento de outra pessoa assumir a liderança", disse Miliband depois os trabalhistas perderam mais de 20 deputados em comparação com as eleições anteriores e não conseguiram impedir um segundo mandato de Cameron.

Os conservadores conquistaram 326 deputados, segundo resultados oficiais. Faltando a contagem de sete circunscrições, os conservadores alcançaram o marco da metade dos deputados mais um e poderão governar sozinhos, diferentemente da legislatura anterior.

Outra renúncia nesta sexta foi a de Nigel Farage, chefe do Partido para a Independência do Reino Unido (UKIP,) depois de não ter conseguido um assento nas eleições gerais. Farage, eurodeputado, colocou o partido antieuropeu e anti-imigração em destaque na política britânica, mas não conseguiu o assento que ambicionava em Thanet Sul, uma circunscrição do sudeste da Inglaterra.

"LíderLíder do partido trabalhista britânico, Ed Miliband, anuncia renúncia após derrota nas eleições parlamentares britânicas (Foto: Reuters)

"Sou um homem de palavra", disse Farage, lembrando que havia prometido abandonar seu cargo se não entrasse pela primeira vez no Parlamento britânico. De qualquer forma, Farage não descartou voltar a optar pela liderança quando o partido realizar primárias em setembro.

"Acredito que chegou o momento para uma reforma política radical e realmente genuína", disse após a divulgação dos resultados, pedindo um sistema proporcional, já que seu partido recebeu milhões de votos, mas conseguiu apenas um deputado.

Nacionalmente o partido obteve cerca de 13% dos votos. Em contrapartida, os nacionalistas escoceses do SNP conquistaram 56 deputados com menos de 5% dos votos.

A renúncia de Farage desperta sérias dúvidas sobre o futuro de um partido muito associado a ele.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete