13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Estado americano que instalar caixas de metal para abandono de bebês

2015-02-27 08:00:00

O estado de Indiana, nos Estados Unidos, pode ser o primeiro do país a usar “caixas para bebês” em uma tentativa de prevenir o abandono de recém-nascidos nas ruas.

A caixa é uma incubadora de metal e foi desenvolvida para salvar a vida de um bebê recém-nascido abandonado. Ela pode ser instalada em hospitais, postos de bombeiros, igrejas e organizações escolhidas se a lei que a estabelece for aprovada.

A ideia é dar às mães em crise uma maneira mais segura de abrir mão de seus filhos de maneira anônima.

O projeto de lei é uma progressão natural das leis já existentes no país, disse o deputado republicano Casey Cox à Associated Press. Essas leis permitem que os pais entreguem seus filhos de maneira legal a hospitais e outras instalações sem temerem um processo.

Cox disse que sua proposta é baseada no conceito de ajudar “aquelas crianças que são deixadas nas florestas, que são abandonadas em locais periogosos.”

A ideia da caixa é originada dos tempos medievais, quando conventos eram equipados com portas com compartimentos onde bebês náo desejados eram deixados para as freiras.

Apoiadores do projeto dizem que as vidas de muitas crianças podem ser salvas ao oferecer às mães uma maneira anônima de deixar seus filhos.

Críticos, entretanto, dizem que as caixas apenas tornam mais fácil o abandono de crianças sem a exploração de outras alternativas, e afirmam que elas não fazem nada para combater a pobreza e outros problemas sociais que contribuem para o abandono.

Dentro das leis que permitem que os pais abram mão de seus filhos com segurança, 2,8 mil crianças foram deixadas desde 1999. Entretanto, outras 1,4 mil foram encontradas abandonadas ilegalmente.

Pelo projeto de lei, que já passou pela câmara do estado, o departamento de saúde de Indiana seria responsável por regular as caixas, que poderiam receber bebês com até 31 dias, e por criar um registro público de sua localização.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete