21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Papa anuncia viagem a Bolívia, Paraguai e Equador este ano

2015-01-20 01:02:00

"OO Papa Francisco fala aos jornalistas que o acompanham durante voo de volta a Roma, após visita às Filipinas, na segunda-feira (19) (Foto: AFP Photo/Giuseppe Cacace)

O papa Francisco anunciou, nesta segunda-feira (19), que visitará a Bolívia, o Paraguai e o Equador em 2015, em declarações à imprensa que o acompanha no voo de volta do Sri Lanka e das Filipinas.

"Tenho o projeto de visitar a Bolívia, o Paraguai e o Equador este ano", afirmou o papa argentino, sem revelar as datas de sua viagem à América Latina.

Segundo antecipou nesta segunda-feira o presidente boliviano, Evo Morales, o pontífice viajará em julho para a Bolívia, embora não tenha especificado quantos dias ficará no país.

"Em 2016 tenho o projeto, mas não é nada certo, de visitar Chile, Argentina e Uruguai", acrescentou o Papa diante dos cerca de 70 jornalistas que o acompanharam em seu giro de seis dias por Sri Lanka e Filipinas, onde celebrou no domingo a missa mais multitudinária da história recente da Igreja.

Na conversa com a imprensa, Francisco contou que este ano está programando visitar também Estados Unidos e México.

Ele ainda revelou que está organizando sua primeira viagem à África "por volta do fim do ano", para visitar a República Centro-africana e Uganda.

O presidente boliviano, que se reuniu com Francisco em outubro passado, anunciou em dezembro a possibilidade de uma visita do pontífice na esperança de que ajude seu país em temas internacionais, em aparente alusão ao conflito marítimo que mantém com o Chile.

Com estas viagens, Francisco, que completou 78 anos em dezembro, quer manifestar com gestos concretos sua aproximação de populações que estão na "periferia" do mundo e da Igreja.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete