19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Juíza inocenta Pistorius de assassinato intencional da namorada

2014-09-11 12:08:00

O ex-atleta sul-africano Oscar Pistorius foi inocentado de matar intencionalmente a namorada, a modelo Reeva Steenkamp, na manhã desta quinta-feira (11), em um tribunal da África do Sul. Pistorius ouviu a sentença muito emocionado. Ele também foi inocentado de premeditar a morte, mas ainda pode ser condenado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, podendo pegar até 15 anos de prisão.

A leitura começou por volta de 4h45 (no Brasil), pela juíza Thokozile Masipa, e foi paralisada por volta de 9h40, com a juíza dizendo que o ex-atleta agiu de forma negligente ao atirar. Na manhã desta sexta, a leitura será retomada.

O veredito coloca fim a um processo que começou em 3 de março. Pistorius sempre afirmou ter disparado por medo ao confundir a ex-namorada com um ladrão em sua casa.

"O Estado não provou além de qualquer dúvida razoável que o acusado é culpado de assassinato premeditado. Simplesmente não há fatos suficientes para sustentar essa conclusão", disse a juíza.

A sessão começou com um repasse das conclusões finais e os pedidos de pena feitas pela defesa e pela acusação, e continua com uma análise das declarações das testemunhas.

Embora a juíza Masipa tenha descrito o atleta de 27 anos como uma testemunha “muito pobre” e “evasiva”, ela disse que isso não significa que Pistorius seria necessariamente culpado no caso, o qual, segundo ela, foi inteiramente baseado em provas circunstanciais.

Após emitir o veredicto, Masipa pode demorar várias semanas para emitir a sentença do atleta.

"PistoriusImagem da chegada de Pistorius ao Tribunal de Pretória. (Foto: Rogan Ward / Reuters)

O julgamento

A promotoria, representada por Gerrie Nel, sustentou que o corredor matou intencionalmente Steenkamp após uma discussão que teria sido ouvida por alguns vizinhos. O promotor pediu que Pistorius fosse condenado a prisão perpétua pelo crime de homicídio.

O velocista enfrenta também outras três acusações relacionadas com armas de fogo: duas delas por disparar em lugares públicos e uma terceira por posse ilegal de munição.

Pistorius atirou quatro vezes na namorada pela porta do banheiro, com uma pistola 9 mm. O crime ocorreu em sua casa de Pretória, na madrugada de 14 de fevereiro de 2013. A defesa argumenta que Pistorius atirou acreditando se tratar de um invasor em sua casa, e por isso pede sua absolvição.

Grande parte de sua família o acompanha no tribunal, sentada num banco mais próximo a ele.

O julgamento do atleta começou em 3 de março e terminou em 8 de agosto, após promotoria e defesa apresentarem suas conclusões finais.

"JuneJune Steenkamp, mãe da modelo Reeva Steenkamp, morta na casa de Pistorius. (Foto: Kim Ludbrook / Pool / Via Reuters)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete