19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ucrânia acusa Rússia de ocupar estação de gás

2014-03-15 22:09:00

Dezenas de soldados russos desembarcaram em uma região ucraniana na fronteira com a Crimeia neste sábado (15) e tomaram uma usina de gás, informou o governo da Ucrânia.

De acordo com o relato do ministério das Relações Exteriores do país, mais de 60 soldados russos tomaram a vila de Strilkove, apoiados por três blindados e quatro helicópteros. O vilarejo fica em território ucraniano, a leste da região autônoma da Crimeia, ocupada por forças russas.

Segundo a guarda da fronteira ucraniana, os soldados russos afirmaram que estavam “guardando [a estação de gás] contra possíveis ataques terroristas”. “Até agora, não há ameaça de confronto”, afirmou um dos agentes ucranianos de fronteira.

Mais cedo, o ministro da Defesa havia despachado tropas para Arbatskaya Strelka, a fim de repelir a incursão russa imediatamente. Segundo a chancelaria ucraniana, a vila foi ocupada pelas forças russas. “O ministro está tornando pública a incursão russa e pede a retirada imediata das forças armadas da Rússia do território da Ucrânia”, afirmou.

A Crimeia se tornou o foco da atenção da diplomacia internacional nas últimas semanas com uma escalada militar russa e ucraniana na região. As tensões separatistas da região, de maioria russa, se tornaram mais acirradas com a deposição do presidente ucraniano Viktor Yanukovich – o que levou a Rússia a aprovar o envio de tropas para “normalizar” a situação.

A medida só piorou as relações entre Ucrânia e Rússia, gerando grande perigo para a região. Neste domingo, a região ucraniana autônoma da Crimeia votará um referendo para decidir se irá se emancipar da Ucrânia. O parlamento russo já deu aval ao país para anexar a região.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete