14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Brasil convoca embaixador no Paraguai para consultas

2012-06-23 21:28:00

O Itamaraty anunciou na noite deste sábado (23) , por meio de nota, que convocou o embaixador do Brasil no Paraguai para consultas. O país também condenou o "rito sumário" de destituição do presidente Fernando Lugo na última sexta-feira (22).

O embaixador Eduardo dos Santos deve retornar a Brasília nesta segunda-feira. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, por meio de sua assessoria de imprensa, a convocação para consulta é um "sinal diplomático de desconforto". O sinal, no entanto, não é "um passo prévio de retirada", mas dependendo do que o embaixador informar ao governo, ele pode permanecer no Brasil ou retornar ao Paraguai. Não há período mínimo ou máximo de permanência do embaixador.

Após reunião da presidente Dilma Rousseff com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e mais três ministros, o governo brasileiro condenou o “rito sumário” de destituição do presidente de Lugo. De acordo com a nota, o amplo direito de defesa de Lugo não foi assegurado.

“O Brasil considera que o procedimento adotado compromete pilar fundamental da democracia, condição essencial para a integração regional", diz o texto.

O Itamaraty informou que medidas estão sendo analisadas com o Mercosul e a Unasul.

“Medidas a serem aplicadas em decorrência da ruptura da ordem democrática no Paraguai estão sendo avaliadas com os parceiros do MERCOSUL e da UNASUL, à luz de compromissos no âmbito regional com a democracia”, diz o texto.

O governo brasileiro ressaltou ainda que "não tomará medidas que prejudiquem o povo irmão do Paraguai".

"O Brasil reafirma que a democracia foi conquistada com esforço e sacrifício pelos países da região e deve ser defendida sem hesitação", diz nota.
 

Veja a íntegra da nota:

Situação no Paraguai

O Governo brasileiro condena o rito sumário de destituição do mandatário do Paraguai, decidido em 22 de junho último, em que não foi adequadamente assegurado o amplo direito de defesa. O Brasil considera que o procedimento adotado compromete pilar fundamental da democracia, condição essencial para a integração regional.

Medidas a serem aplicadas em decorrência da ruptura da ordem democrática no Paraguai estão sendo avaliadas com os parceiros do MERCOSUL e da UNASUL, à luz de compromissos no âmbito regional com a democracia.

O Governo brasileiro ressalta que não tomará medidas que prejudiquem o povo irmão do Paraguai.
O Brasil reafirma que a democracia foi conquistada com esforço e sacrifício pelos países da região e deve ser defendida sem hesitação.

O Embaixador do Brasil em Assunção está sendo chamado a Brasília para consultas.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete