21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Venezuela, Bolívia e Nicarágua denunciam golpe no Paraguai

2012-06-22 15:08:00

As diplomacias da Venezuela, da Nicarágua e da Bolívia denunciaram nesta sexta-feira à Organização de Estados Americanos (OEA) que o processo de impeachment do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, é um golpe de Estado. "Estamos prestes a ver um novo golpe de Estado, com outros modos de desrespeitar a autoridade do presidente", disse o embaixador da Nicarágua, Denis Moncada, que pediu que a OEA não reconheça um novo governo se Lugo for destituído do poder.

A OEA convocou uma reunião extraordinária em sua sede em Washington, nos Estados Unidos, para discutir a crise política no Paraguai. "Nós denunciamos toda uma tentativa escondida de golpe de Estado em pleno andamento", disse a representante alterna da Venezuela na OEA, Carmen Velásquez. O embaixador da Bolívia, Diego Pary, endossou o discurso.

O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, rejeitou que o que está em curso é um golpe de Estado, porque "o procedimento legal está sendo seguido". "O que estamos propondo é a dúvida de se, ao seguirmos o processo (de impeachment), estamos respeitando os direitos que as pessoas têm de se defender e ter um processo justo", disse Insulza. "Realmente não haveria nenhum dano à democracia paraguaia dar um tempo maior (a Lugo) e criar melhores condições de defesa", afirmou ele.

Em Assunção, o Senado paraguaio julga Lugo por "mau desempenho" em suas funções, depois que a Câmara dos Deputados pediu o impeachment do presidente. A origem do processo foi a morte de 11 trabalhadores sem-terra e de 6 policiais em um confronto armado na última sexta-feira, em Curuguaty, 250 km a nordeste de Assunção, durante a desocupação de uma fazenda.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete