22.7 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Grupo é condenado por matar jovem em exorcismo

2012-06-07 18:39:00

Um tribunal de Bruxelas, na Bélgica, condenou nesta quinta-feira (7) seis pessoas por torturar até a morte uma jovem de 23 anos durante uma sessão de exorcismo.

Latifa Hachmi morreu em agosto de 2004, depois de ser submetida durante um mês a uma violenta prática de exorcismo na esperança de conseguir engravidar.

O processo, admitido entre alguns grupos islâmicos – religião de todos os envolvidos no caso – é conhecido como Roqya, uma mistura de magia e religião.

Segundo a juíza Karin Gérard, a vítima foi golpeada 'uma centena de vezes' com sandálias e bastões cobertos com versos do Corão, o livro sagrado dos muçulmanos, depois de ter sido obrigada a beber enormes quantidades de água suja e a passar dias sem comer.

Hachmi também foi forçada a permanecer com fones de ouvido durante o processo para escutar incessantemente versos do Corão.

Mas, segundo o laudo dos médicos, o momento fatal teria ocorrido quando Hachmi, com os pulsos e os joelhos atados, foi submersa em uma banheira com água 'extremamente' quente e quase se afogou.

'Eu quis pedir ajuda, mas os outros (dois exorcistas e três 'curandeiras' responsáveis pela sessão) disseram que Latifa não sofria, era os Djinns (demônios) que estavam sofrendo', afirmou ao tribunal Mourad Mazouj, marido da vítima e um dos condenados.

Desespero
Durante o processo, Mazouj assegurou que o exorcismo foi realizado a pedido de sua própria esposa, para conseguir engravidar.

'Ela queria esse tratamento e concordava com ele. Hachmi tinha decidido abandonar a medicina tradicional (para aumento da fertilidade) e tinha escolhido a Roqya', afirmou a advogada de Mazouj, Carine Couquelet.

De acordo com Antoine Chomé, advogado de Xavier Meert, um dos exorcistas condenados, seu cliente queria apenas ajudar a vítima, que estava desesperada com sua incapacidade de engravidar.

'Ele quis ajudar, ainda que de uma maneira catastrófica. Não se deve classificar o quase afogamento como uma tortura, mas, sim, como uma falta de discernimento', argumentou.

O tribunal belga, por outro lado, entendeu que os atos cometidos contra Hachmi se qualificam penalmente como tortura.

A pena para este caso varia de 20 a 30 anos de prisão e será anunciada na próxima segunda-feira.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Prefeitura de Amambai dá posse a 12 novos servidores aprovados em Concurso Público

Nesta segunda-feira, dia 08, a Prefeitura de Amambai deu...

Enquete