23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Facebook impede mãe de acessar conta de filha morta

2012-03-07 21:49:00

Quando a inglesa Becky Palmer, de 19 anos, faleceu, vítima de um tumor cerebral, a mãe da jovem, Louise Palmer, encontrou conforto no perfil da filha no Facebook lendo as mensagens antigas postadas pela menina. Porém, a rede social não entendeu dessa forma, e bloqueou o acesso à página por entender que a privacidade de Becky estava sendo violada.

"Louise
Louise e Becky Palmer: mãe é banida do perfil da falecida filha no Facebook (Foto: Reprodução/Daily Mail)

A adolescente faleceu em dezembro de 2010. Nos últimos meses de vida, em virtude de seu estado debilitado, a mãe assumiu a conta do Facebook, atualizando o status da filha até o dia de sua morte. Depois disso, Louise passou a visitar periodicamente a caixa de entrada da filha para remover mensagens de spam, manter o mural organizado e chegou até a mudar a foto do perfil.

No fim do mês de janeiro, ela se deparou com a informação de que o status da conta tinha sido alterado para o modo de visualização para pessoas autorizadas, e sem a possibilidade de edição, como se a página fosse “imortalizada”. A mãe procurou o suporte da rede social para uma explicação, e ficou surpresa quando recebeu como resposta os dizeres: “Infelizmente, por razões de privacidade, nós não podemos fazer mudanças neste perfil, ou fornecer informações de login para esta conta."

Um grupo no Facebook com mais de 1.500 usuários fez um manifesto pedindo para que a página de Becky voltasse ao status anterior. “As pessoas que não eram amigas da minha filha no Facebook sequer podem ver a página, mesmo que seja para publicar uma mensagem de condolências no mural”, reclama a mãe ao jornal Daily Mail.

Um porta-voz do Facebook informou que “quando uma conta é imortalizada, alguns dados do perfil são ocultados para proteger a privacidade do falecido. Atualizações recentes, grupos e configurações de privacidade são alteradas para ‘Apenas Amigos’. A política do Facebook prevê que não se deve enviar as informações de login de uma conta para ninguém em caso de falecimento, mas deixa o perfil aberto para que família e amigos possam deixar mensagens em sua homenagem."

O comunicado informa ainda que o Facebook pode atender pedidos de familiares próximos, fornecendo dados de login e senha da conta para que eles possam desativar a conta ou remover informações de perfil do ente em questão.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete