29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Atirador da Noruega usou balas explosivas

2011-07-25 08:48:00

Anders Behring Breivik, um extremista de direita de 32 anos de idade, disse ter cometido tanto o ataque à bomba na capital, Oslo, que matou sete pessoas e o massacre de outras 85 em um campo para jovens na Ilha de Utoeya, ambos na sexta-feira (22). O número de vítimas pode ainda subir já que há pelo menos quatro pessoas desaparecidas e 97 foram feridas. O extremista usou balas ‘dum-dum’ que explodem dentro dos corpos das vítimas e provocam danos internos terríveis

O chefe de polícia, Sveinung Sponheim, disse que Breivik admitiu tanto o ataque à bomba como os tiros. "Ele diz ter agido sozinho, mas a polícia precisa verificar tudo o que ele diz. Alguns dos testemunhos coletados na ilha nos fizeram questionar se havia um ou mais atiradores", disse ele.

Sponheim disse que a polícia não procura ninguém mais no momento e que Breivik vem cooperando com o interrogatório. Ele deve aparecer perante um tribunal nesta segunda-feira. O policial confirmou que o tempo máximo que Breivik permaneceria preso, segundo as leis norueguesas, é de 21 anos.

O advogado de Breivik, Geir Lippestad, disse que o ataque foi planejado por algum tempo. "Ele considerou ser uma crueldade ter que cometer estes atos, mas em sua mente, eram necessários", disse o advogado à imprensa norueguesa.

"Ele queria uma mudança na sociedade e, desta perspectiva, ele precisava pressionar por uma revolução. Ele queria atacar a sociedade e sua estrutura". O atirador foi preso com a chegada da polícia, cerca de 90 minutos após o início do massacre no acampamento de verão para a juventude organizado pelo Partido Trabalhista.

Lippestad disse que Breivik rendeu-se quando sua munição acabou. Ele afirmou ter ido até Uoeya para "dar um aviso ao Partido Trabalhista que o dia do juízo final está próximo a menos que eles mudem suas políticas".

O advogado acrescentou que seu cliente permaneceu calmo durante o interrogatório de dez horas. "Acredito que ele percebe o que fez e se considera capaz mentalmente", disse ele.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete