24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ford e Google desenvolvem carro inteligente

2011-05-13 14:17:00

A Ford e o Google estão desenvolvendo um carro inteligente, capaz de prever para onde o motorista está indo e sugerir a melhor forma de chegar ao destino.

De acordo com o projeto, o carro identifica o destino com uma análise da sua posição atual e cruza as informações com os hábitos do motorista coletados até o momento.

A montadora está usando o Prediction API, tecnologia do Google, desenvolvida em seus aplicativos. O objetivo é produzir veículos capazes de analisar a rotina do motorista e, entre outras habilidades, sugerir rotas para evitar congestionamentos.

"Nós usamos exemplos do passado e aplicamos o algoritmo de aprendizado de máquina para encontrar o melhor modelo que se encaixa a situação", afirma Travis Green, gerente de produto do Google API.

"O API fornece capacidades de previsão de correspondência de padrões para conjuntos de dados existentes no ambiente, usando-a para prever os resultados prováveis para os eventos atuais", explica.

Usar a ferramenta na indústria automotiva permitiria aos carros efetivamente aprender com o comportamento do motorista e adaptar-se a ele.

Em teoria, se você optar por usar o serviço, um computador no seu carro irá criar um registro de seus dados criptografados de condução — aonde você foi, quando e o caminho tomado — e criar seu perfil. Ou seja, eventualmente, seu carro "lembra" para onde e como você dirige.

A Ford, sem divulgar detalhes, prometeu que, com as informações do programa, o motor poderá se ajustar para melhorar sua eficiência de combustível.

"Quando o destino for confirmado, o veículo teria acesso instantâneo a uma variedade de informações em tempo real para que pudesse otimizar o seu desempenho, como a eficiência de combustível e dirigibilidade, mesmo contra os fatores dos quais o motorista não pode estar ciente", diz Ryan McGee, que trabalha na divisão da Ford responsável pelo projeto.

O projeto ainda está em um estágio muito inicial. A Ford prevê testes práticos, com carros rodando, daqui A dois anos.

"Finalmente nós estamos caminhando para fazer carros inteligentes", disse McGee.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete