31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Bin Laden vivia no complexo havia 5 ou 6 anos, diz assessor de Obama

2011-05-03 12:35:00

O terrorista Osama bin Laden viveu durante os últimos cinco a seis anos no complexo em que foi morto por forças americanas na madrugada da segunda-feira em uma cidade próxima da capital do Paquistão, disse nesta terça-feira (3) o assessor de contraterrorismo do presidente Barack Obama.

Bin Laden, que vivia no Afeganistão antes da invasão em 2001 liderada pelos EUA, que contribuiu para a derrubada do regime Talibã, estava escondido em um complexo na cidade militar de Abbottabad, no Paquistão, antes da operação de domingo para matá-lo.

"Bom, eu acho que a última informação é de que ele estava nesse complexo pelos últimos cinco ou seis anos e que praticamente não interagia com outras pessoas fora do complexo. Mas ele parecia estar muito ativo dentro do complexo", disse o chefe de contraterrorismo da Casa Branca, John Brennan, no programa de TV Early Show, da CBS.

"E sabemos que ele divulgou vídeos e áudios. Sabemos que ele estava em contato com algumas altas autoridades da al-Qaeda", disse Brennan.

"Então o que estamos tentando fazer agora é entender no que ele estava envolvido nos últimos anos, explorar qualquer informação que conseguirmos no complexo, usar essa informação e continuar nossos esforços para destruir a al-Qaeda", afirmou.

O fato de o chefe da al-Qaeda ter vivido no complexo durante tanto tempo levou alguns legisladores norte-americanos a exigir a revisão dos bilhões de dólares em assistência que os Estados Unidos fornecem ao Paquistão, que está lutando contra a insurgência Talibã.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete