23.1 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Por terremoto, Toyota deve perder posto de maior fabricante

2011-04-26 10:48:00

A Toyota pode cair para a terceira posição no ranking das maiores fabricantes mundiais de veículos, atrás da General Motors (GM) e da Volkswagen, devido ao terremoto e à crise nuclear do Japão, que cortaram a produção local em quase dois terços no mês passado.

A escassez de autopeças eletrônicas e de resina após os terremotos e o tsunami de 11 de março prejudicou o setor automotivo do Japão, ao passo que os danos causados a uma usina nuclear importante do país reduziu o fornecimento de energia.

Esperando que as rivais se beneficiem com uma queda prolongada na produção japonesa, os investidores levaram as ações das sul-coreanas Hyundai e Kia para máximas recordes nesta segunda-feira. A Honda, terceira maior montadora de automóveis do Japão, disse que vai demorar até o fim do ano para que a produção volte ao normal, fazendo coro a comentários da Toyota.

A produção da Honda no Japão desabou 62,9% em março e a companhia disse que o volume de produção vai ficar na metade do planejado originalmente até o fim de junho. A produção doméstica da Toyota, atualmente maior fabricante de veículos do mundo, encolheu 62,7% em março. A Nissan, segunda maior montadora japonesa, disse que sua produção doméstica caiu 52,4%.

É quase certo que a Toyota perca neste ano para a GM a liderança de produção sustentada desde 2008, podendo ficar atrás da Volkswagen, disse Koji Endo, diretor-gerente da Advanced Research Japan, em Tóquio. "A GM deve produzir mais de 8 milhões de veículos e a Volkswagen deve produzir cerca de 7 milhões, então é mais provável que a Toyota seja a terceira e a GM seja a primeira", disse Endo.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Prefeitura de Amambai dá posse a 12 novos servidores aprovados em Concurso Público

Nesta segunda-feira, dia 08, a Prefeitura de Amambai deu...

Enquete