24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Com câncer raro, inglesa arrisca a vida para dar ao filho um irmão

2010-11-14 09:01:00

Com um câncer avançado nas trompas de falópio, a inglesa Anna Hadwick, 24, cancelou a operação que pode salvar sua vida e tem ignorado os alertas dos médicos para dar a seu filho um irmão.

“A idéia de que eu e meu atual parceiro nunca poderemos ter um bebê nosso ou de que meu filho nunca terá um irmão é devastadora. Não posso concordar com isso. Estou arriscando minha vida pelo sonho de ter outro filho e vou continuar cancelando a operação até que eu tenha economizado dinheiro suficiente para conservar meus óvulos ou viver não valerá a pena de qualquer jeito”, disse ao tablóido inglês “The Sun”.

"AnnaAnna Hadwick com seu filho, Harvey (Foto: Reprodução / The Sun)

A operação para remover o tumor elimina qualquer chance da inglesa engravidar outra vez. Mãe de Harvey, fruto de outra relação, ela afirma não ter dinheiro para conservar os óvulos – uma tratamento deste tipo no Reino Unido custa até 3 mil libras (cerca de R$ 8,3 mil).

Ana começou a sentir-se mal após o nascimento de Harvey, em maio de 2007. “Eu venho sofrendo com dores terríveis desde o nascimento. Inicialmente, eu achava que era só o meu corpo voltando ao normal após a gravidez e a parteira concordou.”

Os meses passaram e as dores pioraram. Anna disse ter sentido dores inclusive durante o sexo. “Às vezes as dores eram tão fortes que eu chorava e tinha que parar”, conta. “Minha barriga inchou e eu mal conseguia andar. Fiquei muito assustada.”

Só em 2008 Anna procurou um médico. O primeiro exame mostrou um líquido ao redor do ovário esquerdo e na trompa de falópio, mas os médicos não tinham certeza do que seria a causa.

Um exame de laparoscopia ajudou a diagnosticar o câncer, um tumor que se espalha em sua trompa de falópio. O tipo da doença é tão raro que só há 20 outros casos conhecidos na Inglaterra.

Com poucos casos estudados, os médicos indicaram que a única opção segura de se livrar totalmente do tumor é remover ovários e as trompas de falópio.

Se a operação fosse feita imediatamente, os médicos acreditam que haveria mais chances de remover o tumor sem uma completa histerectomia (retirada do útero), eles disseram a Anna.

“Acho que eles esperavam que eu assinasse na linha pontilhada e pronto, mas eu não podia. Havia muitas coisas para considerar, como ter outro filho, pra começar”, disse a mãe ao jornal inglês.

Com outros dois irmãos, Anna sempre quis ter muitos filhos. Em outubro de 2008, ela e o antigo namorado terminaram, mas em dezembro do ano passado, a inglesa conheceu Danny, um jardinheiro de 25 anos, com quem vive hoje.

“Eu estava muito tensa em contar para Danny que eu tinha câncer e assustá-lo, mas o efeito foi exatamente o oposto”, disse.

O casal decidiu começar a tentar, então, ter um filho, mas até agora a linha azul do teste de gravidez não apareceu.

Os médicos marcaram uma nova data para a cirurgia de Anna –na última terça-feira- mas ela cancelou novamente.

“Se eles me disserem que eu vou morrer se não fizer a operação imediatamente, obviamente as coisas serão diferentes. Harvey também precisa de uma mãe. Mas meu câncer é tão raro que é difícil ter respostas. Pode levar anos antes que se torne fatal ou não. É um risco, mas um risco que estou preparada para enfrentar.” 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete