24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Batalhão de MS no Haiti diz que está longe da cólera

2010-10-28 23:20:00

O batalhão de MS que participa da missão de reconstruir o Haiti informou que está longe das áreas onde foram registradas as mortes pelo surto de cólera. Até o momento já foram contabilizadas 384 mortes pela doença e 3,8 mil pessoas infectadas.

Conforme nota do 2° Batalhão de Infantaria de Força de Paz, o Brabatt 2, os casos notificados referem-se a locais onde o saneamento básico é precário e ocorre consumo de água não tratada. A área fica a 100 km do norte de Porto Príncipe.

A maior incidência da bactéria, segundo nota divulgada pelo Batalhão, está na região de Artibonite, no centro do país. Os cinco casos que ocorreram em Porto Príncipe são de pessoas que vieram dessa região.

Os militares detalham que as condições de higiene no batalhão estão adequadas com as medidas de prevenção contra as doenças infecciosas, principalmente a malária, e estão sendo usados diariamente inseticida e repelente.

A água usada no batalhão é de poço artesiano e tratada por osmose reversa, além de ter sido atestada por integrantes do Instituto Biológico do Exército; os gêneros alimentícios são de procedência confiável; a higiene no serviço de aprovisionamento (cozinha e refeitórios) é observada com rigor, como o álcool disponibilizado para higienização das mãos antes das refeições e toda a rede de esgoto do Batalhão é encanada, ressalta o batalhão.

Além disso, divulgou o batalhão, as medidas de higiene são relembradas no retorno das patrulhas e com a veiculação dos casos de cólera foram intensificados os avisos.

Os militares também participam de uma campanha para instruir a população do Haiti, com orientações específicas sobre a cólera. Conforme o batalhão, os cuidados tomados “representam uma barreira para a doença no contingente brasileiro”.

Caso algum militar contraia a doença, o atendimento médico no local tem condições de fazer o tratamento.

Surto – O cólera é uma doença infecciosa que ataca o intestino e faz com que ele elimine água e sais minerais provocando desidratação. Os sintomas são náuseas e vômitos; cólicas abdominais; diarréia abundante, determinando a perda de até um litro de água por hora e cãibras. A transmissão ocorre principalmente pela água e por alimentos contaminados e se o diagnóstico não for rápido a doença pode causar a morte.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete