22.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Colômbia reforça presença militar na fronteira com a Venezuela

2009-12-20 09:02:00

As forças armadas da Colômbia anunciaram neste sábado a instalação de novas unidades de aviação, após terem afirmado que pretendem reforçar uma base localizada na fronteira com a Venezuela.

O Ministério da Defesa colombiano afirmou que dois dos seis novos batalhões de aviação, que são equipados com novos helicópteros de combate e transporte de tropas, serão baseados em zonas fronteiriças.

Um deles fica na península de La Guajira, zona relativamente despovoada mas rica em recursos como gás, localizada no norte do país.

O outro está localizado em Arauca, território com importantes reservas de petróleo e forte presença de grupos guerrilheiros, no leste colombiano.

"Hoje é um dia para a história do povo colombiano", disse o comandante do Exército, general Óscar Gonzáles, durante a cerimônia militar que ativou os batalhões.

Base

Segundo o Exército, a Colômbia tem agora 120 helicópteros de fabricação americana e russa.
"Recebemos equipamentos estratégicos e aeronaves para a defesa e segurança da pátria, com as quais estamos melhorando a capacidade de reação do Exército", disse o comandante.

Na véspera, o ministro da Defesa, Gabriel Silva, já havia anunciado a decisão de ampliar uma base militar em La Guajira porque, segundo ele, é "uma antiga aspiração das forças militares ter uma presença digna" no local.

A atual base militar abriga 50 militares e seis policiais. Com a ampliação, segundo o ministro, a base poderá abrigar entre 800 e mil homens.

De acordo com o ministro, o objetivo é converter a base em um centro integral de apoio a comunidades indígenas da Colômbia e da Venezuela que habitam o local.

Tensão

Os anúncios ocorrem em meio à crescente tensão entre Colômbia e Venezuela, que compartilham 2.219 quilômetros de fronteira.

Segundo o correspondente da BBC na Colômbia, Hernando Salazar, as relações entre os dois países vêm se deteriorando desde julho, quando Bogotá anunciou a assinatura de um convênio militar com Washington que permite às Forças Armadas americanas utilizar sete bases militares colombianas.

O acordo provocou reações de outros países da região, entre eles o Brasil.
Um dos batalhões de aviação ativados neste sábado está localizado na base de Larandia, que integra o acordo com os Estados Unidos.

A Venezuela considera esse acordo uma ameaça para sua segurança, enquanto a Colômbia afirma que o objetivo é combater o terrorismo e o narcotráfico dentro de suas fronteiras.

No mês passado, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou a afirmar que as Forças Armadas do país e a população civil deveriam se "preparar para a guerra" para garantir a paz. BBC Brasil – Todos os direitos reservados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete