21.3 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Chávez nega estar preparando guerra contra a Colômbia

2009-11-11 22:25:00

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, negou na terça-feira que esteja convocando o país para uma guerra contra a Colômbia, num momento de crescente tensão entre os dois países por causa do recente acordo militar entre Bogotá e Washington.

No domingo passado, Chávez usou seu programa de rádio e TV para conclamar os militares a se prepararem para uma guerra e ajudarem o povo a fazer o mesmo. A Colômbia reagiu dizendo-se ameaçada e prometendo levar o caso ao Conselho de Segurança da ONU e à Organização dos Estados Americanos.

"Agora estão me acusando, mas por todos os lados, de que estou chamando à guerra (…) O que chamei foi ao meu povo e aos meus soldados para que nos preparemos para defender este país da ameaça que significam sete bases militares (dos EUA) aqui mesmo na Colômbia", disse Chávez na terça-feira, num ato público na qual acusou a Colômbia de cinismo.

"Todas essas acusações de ‘guerreirista’ que agora estão me fazendo nas últimas 48 horas, que Chávez chama à guerra, que Chávez está tocando os tambores da guerra, não (são verdade)", acrescentou.

O presidente congelou em julho as relações diplomáticas com a Colômbia, quando determinou também a suspensão das multimilionárias importações de produtos colombianos.

O acordo EUA-Colômbia foi criticado por vários governos latino-americanos, e Chávez diz que as bases militares serão usadas pelos norte-americanos para espionar os países da região, para controlar recursos naturais e para atacar governos hostis a Washington.

Tanto a Colômbia quanto os EUA dizem que o objetivo é apenas reforçar o combate ao narcotráfico e a guerrilhas de esquerda.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete