23.8 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Falso Lula que falou para rádios estrangeiras é investigado

2009-11-08 11:09:00

Um homem que se fez passar pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a dar entrevistas a algumas emissoras de rádio estrangeiras, confirmaram nesta sexta-feira, 6, fontes oficiais à Agência Efe.

"O assunto foi colocado nas mãos do gabinete de Segurança da Presidência da República", explicou um porta-voz do Governo, que soube do assunto por uma consulta que fez à emissora australiana SBS, um dos veículos que entrevistou o falso Lula na noite de quinta-feira, 5.

A entrevista foi feita em português por uma jornalista brasileira que trabalha na emissora australiana e que, após conversar com o suposto Lula durante quase 25 minutos, desconfiou e decidiu consultar a Presidência brasileira, que informou que o governante estava naquele momento voando de Londres para Brasília.

Apesar de o farsante ter uma voz parecida com a do verdadeiro Lula, a fonte consultada pela Efe disse que, segundo a gravação enviada pela SBS à Presidência, se trata de uma "imitação grotesca".

Um blog brasileiro acrescenta que os contatos para oferecer as entrevistas são feitos por e-mail, por um suposto "funcionário da Presidência" que diz se chamar Caio Martins, nome de um estádio em Niterói (RJ).
Investigação

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República analisará quais as providências que vai tomar em relação ao homem que tem se passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e concedido entrevistas a emissoras de rádio estrangeiras. O relato do caso foi feito pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

De acordo com o blog que noticiou o caso, o falso Lula teria dado entrevista a uma rádio da Austrália, na qual garantiu segurança aos turistas nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A entrevista foi agendada, via e-mail, por Caio Martins, que se identificou como assessor da Presidência.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete