22.6 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Sem-terra paraguaios protestam em Pedro Juan Caballero

2009-10-04 09:02:00

Centenas de trabalhadores rurais sem terra do Paraguai, mobilizados pela ONC (Organização Nacional Campesina) protestaram na manhã de sexta (2) em frente à Governadoria de Amambay, em Pedro Juan Caballero, exigindo uma audiência com os ministros da Agricultura e de Segurança Pública, além de um encontro com o governador Juan Bartolomé ‘Ancho’ Ramirez.

Eles querem que a partir de agora as autoridades constituídas do vizinho país acompanhe as desocupações que estão sendo feitas pela Polícia Nacional do Paraguai e pelo GOE (Grupo de Operações Especiais).

A iniciativa foi tomada após o presidente Fernando Lugo ter determinado a desocupação das terras de brasileiros que foram invadidas ao longo da linha internacional entre Brasil e Paraguai.

Lugo cumpre a Constituição ao dar garantia de posse de propriedades a estrangeiros que estejam radicados legalmente no Paraguai. Os sem-terra não aceitam, alegando que as terras que estão nas mãos de brasileiros teriam sido ‘griladas’ e a maior parte não estaria sendo explorada integralmente. “A partir desta manifestação vamos voltar a ocupar fazendas de brasileiros”, ameaçaram.

Este ano os campesinos ocuparam a Fazenda Paraíso, próximo à linha internacional, mas o proprietário conseguiu na Justiça mandado de reintegração de posse e também segurança da polícia para fazer a colheita de trigo. “As terras têm que ser dos paraguaios, não interessa, são brasileiros, têm que sair”, bradaram. Uma comissão deve ser recebida na governadoria.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete