32.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasileiros procuram remédio contra nova gripe no Paraguai

2009-08-01 10:50:00

Brasileiros estão procurando farmácias de Ciudad del Este, no Paraguai, para comprar remédios contra a nova gripe. O medicamento mais procurado é o tamiflu, que é vendido no Brasil apenas com receita médica.

No país, o uso do tamiflu é limitado a pacientes que apresentam sintomas e fator de risco, incluindo doenças prévias e quadro clínico grave. No Paraguai, porém, qualquer um pode ter acesso ao remédio, mesmo sem receita médica.

Segundo balconistas de farmácias paraguaias, dezenas de brasileiros procuram o medicamento todos os dias, pessoalmente ou por telefone. O preço também acompanha a demanda, que está em alta. Nesta semana, uma caixa de tamiflu custava em média R$ 98 no Paraguai. Na semana que vem, já anunciou o balconista, o valor passará para R$ 134.

A liberdade para adquirir o medicamento aliada ao medo de contrair a gripe fazem com que muitos consumidores comprem o produto para deixar em casa, mesmo quando não estão doentes.

A médica infectologista Flávia Trench alerta que é arriscado adquirir remédios de origem desconhecida, pois podem ser falsificados. Ela também lembra que, quando a pessoa tem sintomas de gripe, o ideal é passar por um atendimento em um posto de referência e evitar a automedicação. “Você pode estar pensando que é gripe e estar com meningite ou pneumonia bacteriana.”

Ordem é apreender

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que é proibido trazer tamiflu do Paraguai porque o medicamento só pode ser usado sob prescrição médica e está disponível na rede de saúde brasileira. Caso os fiscais encontrem o medicamento, a ordem é apreender.

O representante da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), Luciano Barros, diz que o Paraguai possui mais de 20 laboratórios, mas alguns não seguem as regras sanitárias. “Alguns produtos de alguns laboratórios paraguaios não correspondem à quantidade de princípios”, diz.

O Ministério da Saúde alega que segue recomendação da Organização Mundial da Saúde e que o controle do tamiflu evita a automedicação. O governo informa ainda que o uso indiscriminado do antiviral para todos os casos pode tornar o vírus da nova gripe resistente ao medicamento.

No Brasil, apenas os pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas, desde o início dos sintomas, e as pessoas com maior risco de apresentar quadro clínico grave são medicados com o remédio.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete