29.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil defende quebra de patentes em acordo ambiental

2009-07-14 01:09:00

Países emergentes devem ter o poder de quebrar patentes de tecnologias ambientais para mitigar impactos do aquecimento. O princípio é defendido pela diplomacia brasileira, que espera vê-lo inscrito no acordo climático global a ser concluído – espera-se – em dezembro, na Convenção do Clima das Nações Unidas em Copenhague (Dinamarca).

O problema é que representantes de países ricos e de multinacionais já deixaram claro nesta segunda-feira (13), durante evento em Genebra, o quanto a proposta é incômoda. Além de rejeitar a inclusão do tema no pacote ambiental, ainda acusaram seus defensores de “oportunistas”.

"Patentes não podem ser um obstáculo e a questão tecnológica será fundamental em Copenhague”, afirmou Haroldo Machado Filho, assessor especial do Brasil para mudança climática. A primeira etapa do roteiro diplomático brasileiro é tentar assegurar que o princípio da quebra de patentes seja aceito no encontro na Dinamarca. Nos meses seguintes, uma negociação ocorreria para estabelecer critérios para a quebra das patentes.

O que o Brasil sugere é que, em situações extremas, uma tecnologia que seja útil para um determinado problema possa ser transferida sem custos. “Queremos evitar situações de liberdade total. A propriedade é importante e o Brasil reconhece isso”, disse Machado Filho.

Trata-se do mesmo princípio já adotado no setor de saúde. Por iniciativa do Brasil, tornou-se “jurisprudência” internacional que patentes podem ser quebradas em caso de pandemia e outras emergências de saúde pública.

Críticas- Uma coalização que reúne Exxon Mobil, Halliburton, Microsoft, Pfizer, Ford, Caterpillar, Siemens e Alstom deixou claro nesta segunda-feira (13) que o caminho proposto pelo Brasil não é o mais eficiente. Mark Eager, representante do grupo, insiste em que a maior parte da tecnologia ambiental já não está sob patente e que o Congresso norte-americano não aprovará qualquer acordo ambiental com a cláusula proposta pelo Brasil. "Empresas precisam ter incentivos para investir", afirmou.

Thaddeus Burns, representante da General Electric, criticou a posição brasileira. “Para empresas, isso será inquietante”, afirmou. “Patentes são barreiras apenas para oportunistas”, atacou.

O diretor da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, Francis Gurry, também rejeitou a posição brasileira. “A maior parte da tecnologia não é patenteada e a maior transferência de tecnologia está ocorrendo exatamente nos produtos já patenteados”, disse Gurry. “A propriedade intelectual é fundamental para que haja inovação”, disse David Lammy, ministro de Educação e Propriedade Intelectual do Reino Unido.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete