22.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Parque de Cerro Corá, um pouco de história que vale conhecer

2009-05-05 09:18:00

Antonio Luiz

Cerro Corá é um sítio histórico, onde o ditador paraguaio Francisco Solano Lopes capitulou e morreu em 1° de março de 1870, pondo fim à Guerra do Paraguai, que já durava cinco anos.

Cerro Corá fica a cerca de 35 quilômetros de Pedro Juan Caballero, pela auto-estrada que liga esta cidade a Assunção e mais uns três quilômetros dentro do Parque.

Trata-se de um local que vale a pena conhecer, pelo sentido histórico que envolve o Parque, pois na realidade as atrações para o visitante não chegam a ser estimulantes, não contam muito da história do que foi o maior e mais importante ato bélico da América do Sul.

Logo na entrada, um simpático funcionário o recebe e o encaminha para um pequeno museu onde se misturam fatos históricos com a preocupação ecológica da preservação do Parque. O museu é modesto, quase incipiente,  e nele se destaca um quadro a óleo do Marcehal Solano Lopes, alguns painéis informativos e uma espécie de aquário com alguns animais da fauna regional empalhados. Pouco esclarecedor.

A parte histórica, propriamente dita, fica a um quilômetro dali. Passa-se uma cancela e chega-se a uma espécie de rotatória onde são exibidos alguns bustos de alguns heróis paraguaios. Chega-se a uma espécie de mausoléu chamado “Altar de La Pátria” e placas exaltando dezenas de pessoas que morreram durante o conflito.

A umas três centenas de metros, às margens do Rio Aquidabán, fica o monumento  denominado “Cruz Mayor Del Mariscal Francisco Solano Lopes”, onde o presidente e comandante paraguaio morreu. Tudo muito simples e até meio pobre de informações.

O Cerro Corá mesmo, ou seja, a colina, fica a alguns quilômetros dali e pode ser visto do sítio histórico.

Enfim, vale uma visita como curiosidade e conhecer o local onde Solano Lopes morreu, mas, como informação cultural, é quase nula. Mas, mesmo com as deficiências de um local histórico, o Parque é muito bonito e bem cuidado com muita vegetação, muito limpo e ótimo para se passar o dia fazendo um piquenique.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete