27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

OMS eleva grau de alerta da gripe suína; pandemia é iminente

2009-04-29 20:20:00

A OMS (Organização Mundial de Saúde) elevou para grau 5 o alerta da gripe suína, em escala que vai de 1 a 6. Isso significa que, agora, a pandemia (epidemia de vasto alcance geográfico, talvez global) não pode ser evitada. "Toda a humanidade está sob ameaça em uma pandemia", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou a existência de dois casos suspeitos. "É hora de todos os países ativarem seus planos de prevenção pandêmica", disse Chan.

Conforme Chan, entidades como o Banco Mundial foram acionadas para mover recursos para que as fabricantes de medicamentos antivirais aumentem sua produção, de modo a tentar ajudar o maior número de pessoas possível. "É uma oportunidade de solidariedade, enquanto buscamos respostas que beneficiem todos os países, toda a humanidade."

Em entrevista, Chan disse que a organização ainda não sabe quão severa será a epidemia. Ela disse que a organização irá "monitorar a evolução e colher informações específicas para responder essa pergunta de uma maneira mais eficaz." Ela ressaltou, porém, que a influenza pode ser leve em países ricos e "altamente mortal" em países em desenvolvimento.

Há, ao todo, 148 casos confirmados de gripe suína no mundo, de acordo com a OMS. Há ainda sete mortes no México e uma nos Estados Unidos, a partir de dados informados pelos governos. Os casos de infecção reconhecidos pela OMS foram identificados em nove países de quatro continentes: Estados Unidos (91), México (26), Áustria (1), Canadá (13), Alemanha (3), Israel (2), Nova Zelândia (3), Espanha (4) e Reino Unido (5).

Este novo balanço não inclui um caso confirmado pelo governo da Costa Rica nesta terça-feira (28), apesar de acrescentar a Alemanha e a Áustria à lista de países em que foram identificadas infecções pela forma específica de vírus de influenza A H1N1 que causa a gripe suína.

No México, o governo confirma sete mortes, mas investiga outras 152. O número de pessoas infectadas, estima o governo mexicano, pode ser superior a 2.000.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete