30.2 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Coreia do Norte lança foguete de longo alcance

2009-04-05 22:01:00

Após adiar a operação por um dia, a Coreia do Norte lançou neste domingo (5) – sábado, 4, no Brasil – um foguete de longo alcance que teoricamente estaria levando um satélite de comunicações à órbita da Terra, levando tensão à Ásia.

A ação norte-coreana foi confirmada por diversas fontes, como o governo da Coreia do Sul, agência local “Yonhap” e a rede de TV sul-coreana KBS. A informação foi confirmada em seguida pelo Departamento de Estado dos EUA, governo japonês e a agência de notícias japonesa Kyodo. A operação foi registrada pelos radares do sistema de defesa da  Rússia, instalados no Extremo Oriente.

Embora a Coreia do Norte não tenha divulgado dados do lançamento, o míssil subiu por volta de 11h30 local (22h30 deste sábado em MS).

Provocação- Minutos antes, o presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-Bak, convocou seu Conselho de Segurança Nacional para analisar a situação e acompanhar o desfecho do lançamento. O porta-voz presidencial, Lee Dong-Kwan, afirmou que o país responderá "firmemente diante da provocação".

O governo japonês, que prometia abater qualquer míssil que atravessasse o país, disse que não tentou interceptar o foguete norte-coreano, mesmo depois de o equipamento sobrevoar seu território em direção ao Oceano Pacífico.

O porta-voz do governo japonês, Takeo Kawamura, divulgou nota afirmando que o sobrevoo "foi sumamente lamentável".

Os EUA também lamentaram a operação norte-coreana. O porta-voz do Departamento de Estado, Fred Lash, disse que a ação "é uma provocação".
Tanques de combustível

Segundo as agências internacionais de notícias, uma parte do míssil, supostamente um primeiro tanque de combustível, foi desconectada e caiu no Mar do Japão, a mais de 160 km da costa japonesa. O segundo estágio do voo previa que outro tanque ainda iria se despreender do equipamento, e cair no Pacífico, a cerca de 1.200 km do Japão.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete