13.8 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Jornalista que jogou os sapatos contra Bush odeia os EUA

2008-12-15 13:26:00

O jornalista iraquiano que, em plena entrevista coletiva, atirou os sapatos contra George W. Bush, detesta os Estados Unidos e seu presidente há muito tempo, afirmaram seus colegas, apesar de o chefe de Estado americano ter tentado levar o incidente com bom humor.

Muntazer al-Zaidi, jornalista de 29 anos do canal Al-Bagdadia, virou uma celebridade graças ao ato: o movimento do clérigo radical xiita radical Moqtada al-Sadr já o considera seu novo herói.

"É o beijo de despedida, cachorro!", vosciferou o repórter a Bush antes de atirar os sapatos contra o presidente americanos, que conseguiu se esquivar, durante uma entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki.

O governo do Iraque qualificou a atitude de "ato vergonhoso", enquanto a direção do canal de televisão exigiu a libertação do jornalista – que foi retirado da sala por oficiais de segurança iraquianos e americanos – e manifestou preocupação com a segurança do mesmo.

Segundo os colegas de trabalho, o gesto de Muntazer foi premeditado.

"Muntazer havia nos prevenido há meses, há pelo menos sete meses, que jogaria os sapatos na cabeça de Bush se tivesse a chance de estar diante dele", conta à AFP um de seus colegas no escritório da Al-Bagdadia em Bagdá, canal iraquiano que tem sede no Cairo.

"Quando nos prometeu que faria, pensamos que eram apenas palavras", acrescenta o jornalista, que pediu anonimato.

Outro colega de trabalho, que também pediu para não ser identificado, diss que "Muntazer detesta os Estados Unidos. Detesta os soldados americanos. Detesta Bush".

"É um verdadeiro patriota em todas as questões que se referem ao Iraque", revela o amigo Jihad al-Rubaie.

"Ele é comunista", completa.

Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, a empresa para a qual trabalha Zaidi pede a libertação imediata deste, "de acordo com a democracia e a liberdade de expressão que o novo regime e as autoridades americanas prometeram ao povo iraquiano".

As autoridades não revelaram para onde o jornalista foi levado. O diretor de programação do canal, Mujir al-Jafaji, se disse temeroso pela segurança de Muntazer.

O governo iraquiano quer que o canal peça desculpas pelo incidente, que para Bagdá "atenta contra a reputação dos jornalistas iraquianos e do jornalismo em geral".

Segundo o advogado Tareq Harb, Muntazer pode ser condenado a no mínimo dois anos de prisão se for acusado por insultos a um chefe de Estado estrangeiro em visita ao Iraque.

A pena pode chegar a 15 anos de prisão se for indiciado por tentativa de homicídio contra um chefe de Estado.

De acordo com os colegas de trabalho, Muntazer, que trabalha há três anos para a Al-Bagdadia, agiu sozinho.

"Não está relacionado com o antigo regime (de Saddam Hussein). A família dele foi detida no governo de Saddam. É um homem orgulhoso de ser árabe, um jovem de espírito aberto. Os americanos o prenderam em duas ocasiões", revela Jafaji.

O presidente americano levou na brincadeira o incidente, que revela a hostilidade dos iraquianos em relação aos americanos cinco anos depois do fim do regime de Saddam.

A imagem da sapatada deu a volta ao mundo e entrará para a história como uma das mais melancólicas do governo Bush, um dos homens mais protegidos do planeta.

"Não sei o que me disse, mas vi a sola", brincou Bush com a imprensa na viagem que o levou nesta segunda-feira ao Afeganistão.

"Não sei que causa defende. Não me senti ameaçado em nenhum momento. Não me irritou. Se querem dados, era um sapato número 10 (equivalente ao 42)", ironizou Bush.

Horas depois do incidente, um dos advogados de defesa de Saddam Hussein, Khalil Dulaimi, se ofereceu para defender o jornalista e garantiu que mais de 200 advogados de todo o mundo já ofereceram os serviços de maneira gratuita.

"Estou em contato com associações de advogados árabes para formar uma equipe de defesa", disse à AFP.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete