32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Peru vai processar universidade por relíquias de Machu Picchu

2008-11-11 00:15:00

O governo do Peru pretende processar a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, para recuperar dezenas de milhares de artefatos do famoso sítio arqueológico de Machu Picchu, de acordo com a imprensa oficial peruana.

As relíquias foram levadas para os Estados Unidos em 1911, quando a antiga cidade inca foi descoberta pelo explorador americano, Hiram Bingham, acadêmico de Yale.

O governo peruano indicará um promotor público para supervisionar o trâmite da ação judicial.
Thomas Conroy, um porta-voz da Universidade de Yale, disse se disse desapontado com a iniciativa e que o processo não vai atender aos interesses públicos ou à posteridade.

As autoridades do Peru e a universidade vêm negociando há anos a posse das relíquias e o ponto mais controvertido é o número exato de peças levadas pelo explorador com a autorização do governo peruano da época.

Os peruanos dizem que a universidade tem mais de 45 mil peças, entre itens de cerâmica, tecidos e jóias que foram emprestadas para Yale imediatamente depois da descoberta das ruínas com a condição de que fossem devolvidas um ano depois.

Mas representantes de Yale alegam que o número de itens é menor e que fez ofertas razoáveis para devolver alguns deles.

Esta não é a primeira vez que o Peru ameaça processar Yale e ainda não está claro quando ou onde o caso será levado à Justiça. Mas o Peru, no passado centro do império colonial espanhol na América do Sul, está cada vez mais confiante e persistente na exigência da devolução de artigos que pertencem a sua herança cultural.

Machu Picchu data do século 15, e é a maior atração turística do Peru. O governo peruano havia dito que queria a devolução das peças a tempo para comemorar o centenário da descoberta das ruínas, em 2011.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete