21.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Conheça mitos e verdades sobre o bitcoin

2019-03-17 15:02:00

Desde sua criação, em 2008, o bitcoin cresceu, consolidando-se como a mais utilizada entre as criptomoedas e ganhando, entre admiradores, a alcunha de “moeda do futuro”. A evolução permitiu o surgimento de plataformas rentáveis como o Atlas Quantum, que faz operações automáticas de compra e venda de bitcoins, aproveitando-se de diferenças na cotação para adquirir a moeda em baixa e vender por um valor mais alto.

A popularização da criptomoeda gerou uma série de dúvidas sobre como funciona e seus mecanismos de segurança. Veja abaixo o que é mito e o que é verdade sobre o bitcoin.

1) O bitcoin é ilegal no Brasil

MITO. O bitcoin não é regulamentado no país, mas o Banco Central já se posicionou oficialmente a respeito das criptomoedas, esclarecendo que não as regula e que não há legislação específica sobre o tema, mas em nenhum momento classificando sua utilização como ilícita.

2) Comprar bitcoins é simples

VERDADE. Cadastro, envio de documentos, transferência do dinheiro e pronto. Não é necessário passar por um longo processo burocrático para adquirir bitcoins. No site Atlas BTC, por exemplo, bastam quatro passos rápidos para comprar a criptomoeda:

1. preenchimento dos dados e envio dos documentos de identificação;
2. transferência do dinheiro referente ao valor desejado em bitcoins;
3. processamento da compra, ao fim do qual o cliente recebe um e-mail de confirmação;
4. depósito dos bitcoins na conta do cliente.

3) As transações com bitcoins são extremamente seguras

VERDADE. Todas as operações com bitcoins são registradas em uma espécie de livro contábil chamado de “blockchain” (corrente de blocos, em tradução literal). A tecnologia é considerada revolucionária e já tem aplicações fora do universo dos bitcoins, como, por exemplo, para assegurar direitos autorais de músicos na internet. As transações são reunidas em blocos de informação protegidos por fortes camadas de criptografia, e há elos formados por códigos que unem os blocos – daí a analogia com uma corrente de blocos. O sistema é praticamente impossível de ser violado.

4) Bitcoin é um esquema de pirâmide
MITO. O bitcoin não se encaixa na definição de esquema de pirâmide, que é constatada quando o retorno do investimento depende exclusivamente da entrada de novos investidores, em uma dinâmica que torna-se insustentável ao longo do tempo. Não é o que ocorre com o bitcoin, cuja cotação é definida pela demanda, por variações do mercado e, também, pelo fato de que há um número limitado de moedas.

5) Bitcoin é uma bolha especulativa

MITO. O crescimento acelerado da cotação do bitcoin em determinados momentos de sua história fez com que muitos apontassem a moeda como uma bolha especulativa. Após abruptas desvalorizações, porém, o bitcoin tem se recuperado e voltado a crescer. Formaram-se pequenas bolhas ao longo da curta história do bitcoin até aqui, algo natural pela empolgação de investidores que compravam só porque outros estavam comprando, mas isso é apenas um indício de sua volatilidade. Como a oferta de bitcoins é limitada, a moeda reergue-se e volta a apresentar alta em suas cotações.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete