32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Leão mata seu dono em criadouro irregular

2019-03-06 13:02:00

Um leão de um criadouro não autorizado em uma propriedade particular na cidade de Zechov, no nordeste da República Tcheca, matou seu próprio dono, e depois foi abatido por agentes da polícia, informaram nesta terça-feira (5) as autoridades locais.

O corpo de Michal Prasek, de 33 anos, foi encontrado por seu pai nesta terça-feira dentro do cercado e, para ter acesso ao corpo, que estava dilacerado, a polícia de Brno teve que abater o leão macho, de nove anos, e também a leoa prenha, de quatro anos, explicou um porta-voz da polícia.

Antes de matarem os animais, os agentes buscaram conselho de especialistas do zoológico de Zlin, que fica a cerca de 50 quilômetros do local, que recomendaram que os dois leões fossem abatidos.

Prasek construiu o criadouro privado para os dois leões em 2016 e, apesar de não ter autorização, o mesmo não foi fechado porque as autoridades não constataram maus tratos aos animais.

Alguns vizinhos declararam à imprensa local que, em algumas ocasiões, viram Prasek passear pelos arredores de seu sítio com a leoa presa em uma coleira.

Em uma ocasião, um ciclista de 38 anos que passava pelo local foi arranhado pela leoa e teve que ser atendido em um posto de saúde, mas as autoridades arquivaram o incidente como um "acidente de trânsito".

Segundo o Ministério de Meio Ambiente da República Tcheca, existem no país vários criadouros privados, nos quais vivem 44 leões, 49 pumas, 20 tigres e oito leopardos.

Um homem matou um leão-das-montanhas com as mãos após ser atacado pelo animal enquanto corria em um parque. O caso ocorreu na Montanha Horsetooth, na última segunda-feira (4), e foi classificado como "legítima defesa" pelas autoridades de vida selvagem do parque.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete