21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Banco Central dos EUA deixa taxas de juros inalteradas

2019-01-31 04:01:00

O Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) decidiu manter inalterada a taxa de juros nesta quarta-feira (30) no intervalo de 2,25% a 2,50%. A decisão já era esperada pelo mercado. No comunicado do Comitê de Política Monetária (Fomc, na sigla em inglês) disse que, desde a reunião de dezembro, o mercado de trabalho continua se fortalecendo e a atividade econômica cresce a uma taxa sólida.

"O comitê continua a ver a expansão sustentada da atividade econômica, fortes condições do mercado de trabalho e a inflação perto do objetivo de 2% (…) como os resultados mais prováveis", escreveu o Fomc em comunicado. O Fomc também pontuou que adotará uma postura paciente diante dos desenvolvimentos econômicos e financeiros globais e das pressões inflacionárias moderadas.

No ano passado, o Fed aumentou a taxa de juros quatro vezes. Na última reunião do ano passado, no entanto, os integrantes do BC norte-americano sinalizaram que o ciclo de aperto estava perto do fim e reduziram a estimativa mediana de altas dos juros em 2019 de três para duas diante de uma possível desaceleração da economia.

O aumento recente dos juros norte-americanos fez com que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, passasse a pressionar e a criticar abertamente o Fed pelo endurecimento da política monetária.

Efeitos no Brasil

Quando os juros sobem nos Estados Unidos, a economia norte-americana se torna mais atraente para investimentos aplicados atualmente em outros mercados como o Brasil, motivando assim uma tendência de alta do dólar em relação ao real.

Os títulos do Tesouro americano, atrelados à taxa de juros norte-americana, são considerados o investimento mais seguro do mundo. No cenário de aumento de juros, esse fluxo de capital pode levar a uma tendência de alta do dólar em relação a moedas emergentes como o real.

A decisão de investimentos depende, entretanto, do apetite de risco dos investidores. Os mais conservadores tendem a procurar economias mais seguras para alocar seu capital, mesmo que paguem juros mais baixos. Em 2008, por exemplo, durante a crise do subprime nos Estados Unidos, a demanda por títulos do Tesouro americano cresceu.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete