18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Banco Mundial piora previsão para o PIB do Brasil neste ano

2019-01-10 08:02:00

O Banco Mundial piorou na terça-feira (8) o cenário para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2019. A instituição acredita agora que o Brasil vai crescer 2,2% neste ano. Na previsão realizada em junho, a estimativa era de alta de 2,5%.

Em 2018, o banco mundial estima que o Brasil tenha crescido 1,2%.

"O Brasil deve crescer 2,2%, supondo que as reformas fiscais sejam rapidamente postas em prática, e que uma recuperação do consumo e o investimento vai compensar os cortes nos gastos do governo", informou o Banco Mundial em relatório.

As projeções do Banco Mundial são um pouco mais baixas do que as do relatório Focus, elaborado pelo Banco Central com base na projeção de analistas. Para 2019, a expectativa de expansão da economia na pesquisa do BC é de 2,53%.

Mundo mais fraco

De forma geral, o Banco Mundial ficou ligeiramente mais pessimista com a economia global. Neste ano, o mundo deve crescer 2,9%, abaixo dos 3% projetados em junho.

O cenário de crescimento mais fraco se dá pela piora nas previsões para as economias emergentes. A estimativa agora é de alta 4,2%, 0,5 ponto percentual abaixo do esperado. Para as economias avançadas, a projeção segue em 2%

 

"O comércio internacional e o investimento suavizaram. As tensões comerciais permanecem elevadas. Vários grandes mercados emergentes sofreram pressões financeiras substanciais no ano passado", informou o banco.

Nesse novo cenário, o Banco Mundial também espera que a recuperação das economias que dependem das exportações de commodities será mais lenta do que se esperava.

"Contra esse pano de fundo desafiador, espera-se que o crescimento nos mercados emergentes e nas economias em desenvolvimento permaneça estável em 2019", disse a instituição.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete