32.7 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Prêmios Nobel criticam oposição à OGMs

2018-12-13 15:03:00

Os vencedores do Prêmio Nobel de Química deste ano de 2018 dizem que os temores exagerados sobre organismos geneticamente modificados (OGMs), ou transgênicos, colocam em risco a sociedade que se beneficia desta tecnologia. A professora Frances Arnold, dos Estados Unidos, e Sir Gregory Winter, da Grã-Bretanha, fizeram os comentários na sexta-feira antes de aceitar o prêmio na segunda-feira.

"Estamos modificando o mundo biológico em nível de DNA há milhares de anos", disse Arnold em entrevista coletiva, citando exemplos como as novas raças de cães. "De alguma forma, há esse novo medo do que já estamos fazendo e que o medo limitou nossa capacidade de fornecer soluções reais”, comenta.

Arnold argumentou que as culturas geneticamente modificadas poderiam tornar a produção de alimentos mais ambientalmente sustentável e ajudar a alimentar a crescente população mundial. Nesse cenário, ela afirmou que as modificações genéticas podem tornar as culturas resistentes a secas e doenças.

Em meados de 2016, mais de 100 vencedores do Nobel assinaram uma carta aberta na qual defendiam o potencial e a segurança das culturas GM. De acordo com eles. A falta de comprovação científica dos possíveis problemas que são alegados acaba tirando todo o mérito das acusações contra os transgênicos.

“Órgãos reguladores e científicos de todo o mundo descobriram repetida e consistentemente que culturas e alimentos melhorados através da biotecnologia são tão seguros, se não mais seguros, do que aqueles derivados de qualquer outro método de produção. Nunca houve um único caso confirmado de um resultado negativo na saúde de seres humanos ou animais derivados de seu consumo. Seus impactos ambientais provaram repetidamente que são menos prejudiciais ao meio ambiente e uma grande ajuda para a biodiversidade global”, afirmam. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete