Gazeta de Amambaí


Sexta-Feira, 27 de Julho de 2018 às 04:01

Eclipse lunar: saiba qual a melhor hora e local para assistir

Fenômeno poderá ser visto já no nascer da Lua em algumas cidades brasileiras – quanto mais perto da costa, mais ao leste, melhor será para prestigiar.

Clique na Imagem para ampliá-la

Eclipse lunar desta sexta-feira (23) poderá ser visto melhor na costa do Brasil (Foto: Divulgação)

O Brasil será o local mais privilegiado da América do Sul para acompanhar o eclipse mais longo do século, que ocorrerá nesta sexta-feira (27). Mesmo assim, os melhores lugares do mundo para assistir estão na África e na Europa.

Mas como descobrir a melhor hora para ver por aqui?

O eclipse terá quase 4 horas de fase parcial, quando a Terra, Sol e o satélite estão alinhados, mas com o planeta "no meio" criando uma sombra. No entanto, ele começa às 16h30, quando a Lua ainda não nasceu por aqui.

Por isso, a melhor hora para ver é quando a Lua nasce em cada cidade. E, mesmo assim, será mais visível na costa do país, na parte leste. Recife será a primeira capital a começar a ver, por isso aproveitará por mais tempo. Em seguida, 1 minuto depois, será a vez de João Pessoa.

Consigo ver na avenida Paulista? Difícil. É importante ter o horizonte limpo. Além disso, lugares com menos iluminação na cidade, como campos abertos, facilitam na percepção. Uma luneta ou um binóculo podem facilitar.

Não encontrou a sua cidade na tabela acima? Procure aqui.

Eclipse lunar total  (Foto: Karina Almeida/G1)

Fonte: G 1

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Internacional

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.